Apresentação (Adriana Miranda)
Postagem realizada em: 17/08/2020 às 21:10:56 - Última atualização em: 24/08/2020 às 20:32:20
Autor: Adriana Miranda
Olá!
Meu nome é Adriana e atualmente estou cursando minha segunda graduação em Biblioteconomia. Sou formada em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo, tendo terminado esta graduação no final de 2018. A partir do ingresso nas Ciências Sociais, pude desenvolver uma série de trabalhos e projetos extracurriculares relacionados principalmente com a área de Antropologia. Dentro desta, mais especificamente com a Etnologia Indígena e todo o seu diálogo com a história do Brasil, desde a chegada da colonização portuguesa a essas terras, passando pelos sistemas de organização social de povos originários, entre tantos outros temas.
O interesse por essas áreas, logo no início da graduação, foi decisivo para conseguir uma vaga de estágio no Instituto Socioambiental (ISA), organização sem fins lucrativos que desenvolve um importante trabalho na defesa dos direitos humanos e socioambientais. Nesta experiência, fui responsável pela alimentação de um dos bancos de notícias da instituição. Minha principal tarefa consistia em transportar informações importantes de materiais jornalísticos antigos, relacionadas à temática indígena/indigenista, a partir da realização de resumos, da classificação por palavras chaves e da disponibilização de PDFs. Além dessas atividades, também era responsável pelo monitoramento de novas notícias, que estivessem em diálogo com a temática socioambiental, para ajudar a compor boletins diários dirigidos a um público diverso.
No final deste estágio, fui convidada por outro programa interno à instituição para atuar com atividades de Documentação, relacionadas principalmente a fichas de demarcação de terras indígenas. Com esta nova atribuição, desenvolvi um projeto de organização, catalogação, higienização e digitalização desses documentos. Assim, pude me inserir, na prática, em uma atividade propriamente documentária. Como meu período de estágio havia chegado ao fim, continuei durante alguns meses como prestadora de serviços no ISA.
Essa entrada à atividade documentária produziu em mim um novo interesse: a busca por uma especialização na área. Encontrei no curso de Biblioteconomia a melhor possibilidade de formação -- não somente em Documentação, como também para lidar com informações em um sentido mais amplo. O curso de Biblioteconomia atualmente está inserido dentro de uma área maior, denominada Ciência da Informação, que tem como foco o desenvolvimento de profissionais capacitados para atuar em uma nova era na qual números por vezes aterrorizantes de informações fazem com que muitos de nós não consigamos realizar interações eficientes com essas informações e seus variados suportes.
Espero, com o curso, sair mais capacitada profissionalmente. Espero também conseguir, com minha atuação, devolver ao menos um pouco de toda a importante formação que o ensino superior público me proporcionou de forma gratuita.
Saudações!
Adriana =)