Aula 1 - Tipos de Fontes de Informação


O surgimento da imprensa e seu impacto dentro dos recursos informacionais 

 

Johannes Gutenberg foi, certamente, uma figura de bastante importância no âmbito da comunicação e recursos informacionais. Nascido no Sacro Império Romano-Germânico, Gutenberg foi o principal responsável pelo surgimento da revolução da imprensa, algo que iria mudar por completo a concepção de informação. A imprensa é considerada uma das invenções mais importantes do milênio passado. Ela teve um papel determinante na disseminação do conhecimento científico e na aprendizagem como um todo. Possibilitando a impressão de livros, a divulgação e expansão da cultura teve um avanço significatívo. Esta invenção funcionava com uma prensa de madeira móvel e tinta à base de óleo. A primeira impressão de Gutenberg foi a bíblia, no ano de 1455.

Além disso, a imprensa teve grande importância na divulgação de notícias auxiliando, também, para o surgimento de jornais, expandindo a impressão de manuscritos e periódicos. Durante os séculos seguintes ela foi sendo aperfeiçoada e levada para diversos outros países, concentrando-se principalmente em cidades universitárias e comerciais da Europa. Posteriormente, com o avanço da tecnologia, outros veículos de imprensa passaram a ser usados para a divulgação de informações, tais como rádio, a televisão e a própria Internet.

Hoje, cabe afirmar que a imprensa tem influência não só na forma como se estrutura a sociedade, mas também no pensamento da população. De fato há uma banalização na forma como as mídias digitais divulgam informações nos dias atuais e isso contribui para com a precarização do conhecimento e do pensamento crítico. Portanto, é dever de profissionais da comunicação se oporem à esta forma de divulgação da informação.

 

Referência

 

BARBIER. Frédéric. A Europa de Gutenberg: O livro e a invenção da modernidade ocidental (séculos XIII - XVI). Edusp, 2018.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.