Fontes de informação
Postagem realizada em: 24/08/2020 às 12:38:12 - Última atualização em: 24/08/2020 às 12:39:32
Autor: Marina Haussauer

O que são fontes de informação?
Uma fonte de informação é qualquer documento, dado, registro, instituição e pessoa que disponibiliza informações e que permite aos usuários acesso a elas. Esse acesso pode ser feito de diversas formas e em diversos meios, e na sua evolução acompanhamos a passagem do suporte físico para o digital.
Classificação das fontes
As fontes são comumente classificadas como fontes primárias, segundárias e terciárias.
- As fontes primárias são aquelas elaboradas pelo autor, sendo a fonte original da informação (primeiro grau da informação), sem quaisquer mediação anterior sobre esse objeto. Exemplo: Texto literário;
- As fontes secundárias são as que revelam a participação de um segundo autor - é um documento que discute ou relaciona informações já apresentadas anteriormente, sendo o resultado de trabalhos e discussões. Exemplos: Enciclopédias; Dicionários;
- As fontes terciárias são uma seleção de fontes primeiras e secundárias. Exemplo: Catálogo de biblioteca.
Suportes da Informação
Os suportes de informação foram mudando ao longo da história sempre que a sociedade descobria novos meios de registrar pensamentos, história e a produção cientifica de diversas áreas do conhecimento. São os meios físicos que permitem o registro da informação e onde ele poderá ser consultado.
Geralmente são divididos dessa forma:
- Impresso: apresentam a informação gravada no papel;
- Audiovisuais: apresentam a informação em forma de imagem e/ou som;
- Mecanizados: apresentam a informação em microformas, microfichas e microfilmes;
- Digitais: apresentam a informação de forma acessível através de computadores, câmeras digitais, tablets, ebooks, entre outros.
O avanço da internet
O século XX é um momento de grandes avanços tecnológicos. Nesse século, encontramos os primeiros estudos sobre Teoria da informação, de Claude E. Shannon e Warren Weaver, considerados os responsáveis pelos estudos de processos de comunicação eletrônica e o desenvolvimento matemático da informação (transmissão de mensagens). É nesse período também que a guerra e a ciência encontram-se unidas e há um enorme desenvolvimento de tecnologias - a internet, por exemplo, originou-se no ápice da Guerra Fria, possibilitando uma nova realidade. A informação passa a ser vista como um elemento fundamental para gerar conhecimento e a ciência da informação assume papel mais decisivo que nos séculos anteriores.
Em 1973, Vinton Cerf, considerado o "pai" da internet, usou o termo pela primeira vez como uma abreviação para internetworking. Em 1982, foi introduzido o conceito de uma rede global de redes TCP/IP totalmente interligadas chamada de internet. No entanto, será no fim da década de 80 e início da década de 90, que a internet começará a se popularizar com a elaboração da World Wide Web, criada por Tim Berners-Lee.
No Brasil, a partir de 1996, a Internet brasileira passa a ter suas "redes de transporte" próprias. Mas só em 2014, o chamado Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/14) é implementado, sendo a lei que regula o uso da Internet no Brasil, e que pretende estabelecer princípios, diretrizes e garantias.