Introdução ao BLOG - Camila - matutino
Postagem realizada em: 24/08/2020 às 14:47:03 - Última atualização em: 24/08/2020 às 20:28:45
Autor: Camila Fernanda Ribeiro Rocha
Este Blog tem como objetivo complementar as aulas da disciplina de Recursos Informacionais 1 ministrada na Universidade de São Paulo no curso de Biblioteconomia no segundo semestre. Esta disciplina tem como foco fundamental estruturar os conceitos do que são fontes de informação e quais seriam os pilares da história do conhecimento que consolidaram o saber atual que se possui sobre este assunto específico.
As fontes de informação são classificadas em categorias diversas. As fontes de informação primárias são aquelas produzidas diretamente pelos seus autores. Elas são a base para que outras obras bibliográficas sejam escritas baseadas nelas. Depois temos as fontes informacionais secundárias e terciárias que são estruturadas em cima deste conhecimento primário tido como “original”. Elas aprimoram conceitos anteriores, mostram o caminho para se achar estas chamadas bases informacionais e também fazem com que um saber fundamentado em uma verdade factual sejam encontrados.
Este é um resumo bem básico do assunto, porém durante a disciplina estes conceitos serão explicitados com maior profundidade através de textos e de conceitos chave. Serão estruturados trabalhos e atividades que possibilitem com que estes conceitos sejam assimilado de forma prática.
Neste semestre de estudos serão focadas mais as fontes de informação de carácter bibliográfico. Por isso todas as postagens realizadas neste espaço serão de alguma forma vinculadas à este aspecto especifico das fontes de informação, sejam elas de que categoria se enquadrem.
Neste contexto é relevante pontuar que apesar do mundo tecnológico e globalizado que se está inserido hoje, o aspecto bibliográfico físico não perdeu o seu valor. O conhecimento que se possui hoje é produto de toda uma história de produções bibliográficas feitas anteriormente. Elas tem seu valor porque são a base para os saberes propagados nos dias atuais.
O bibliotecário tem em sua profissão o objetivo de preservar este conhecimento bibliográfico e proporcioná-lo ao usuário de forma que este possa usá-lo com relevância; ou seja, de forma que ele possa assimilar um conhecimento de acordo com suas capacidades e também com aplicação relevante. Por isso está disciplina é algo fundamental na formação de futuros bibliotecários e também de pesquisadores dos mais variados saberes.
Post escrito por Camila Fernanda Ribeiro Rocha – licenciada em Geografia pelo Instituto Federal de São Paulo, mediadora de conflitos pela Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz e estudante do curso de Biblioteconomia da Universidade de São Paulo no ano de 2020 (decisão de fazer o curso devido à oportunidade de concursos públicos e aluna fez um ano de curso na FESP antes de vir pra USP - fez transferência externa).