História das Fontes de Informação
Postagem realizada em: 24/08/2020 às 20:26:05 - Última atualização em: 25/08/2020 às 19:19:19
Autor: Amanda Oliveira
As fontes de Informação podem ser definidas por materiais ou produtos que foram utilizados ao logo da história humana para registro de fatos. Mais do que a escrita, também a cerâmica, a pintura, a fotografia, a gravação de som e diversas outras formas de registro são consideradas fontes de informação, já que os suportes para fixação desse conhecimento são o que permitem a sua transmissão. Dentre essas multiplas formas, é possível agrupoar os registros a partir de sua natureza textual ou não textual:
- Textual (Informação escrita, independente do suporte)
- Não textual (informação ouvida, vista ou manipulada)
- Iconográfica (pinturass, fotos, desenhos, gravuras)
- Sonora (gravações de áudio)
- Audiovisual (gravações que mesclam som e imagem)
- Material (obejtos, monumentos)
- Composta (mescla em mais de uma mídia/suporte)
Cuneiform Clay Tablet. Mesopotamia. NMNH - Anthropology Dept
Transmitir conhecimento, tornando-se "a base do saber e a memória da humanidade" (PASSARELLI, 2020) é a maior função do documento. O registro fixado em um suporte possibilita o repasse da informação para os demais. A importância dessa transmissão está acima do caráter da informação, seja ela científica, técnica, social, cultural. A boa manipulação e guarda desses artigos, por sua vez, dependem de pessoal especializado para um bom tratamento, armazenagem e difusão.
"[A documentação é] disciplina que se ocupa da sistemática, interpretação e preparação para uso dos documentos."
Enrich Pietsch
Perez, Alonso. Leaf of Legal Manuscript, Spain (Recto) 1604-1641. Siena College Library
É a partir desse entendimento que as profissões de Arquivista, Bibliotecário, Cientista da Informação se tornam tão importantes para a representação do conhecimento e sua difusão. Sem esse interesse na fixação da informação e, depois disso, no interesse na conservação para transmição para próximas gerações, provavelmente não teríamos as conquistas humanas que registramos hoje.
Gravações sonoras também são fontes de informação com egras específicas de tratamento.
No próximo post irei falar sobre a evolução dos registros informacionais, com uma breve linha do tempo da representação do conhecimento ao longo da história humana.
Até lá!
REFERÊNCIAS:
PASSARELLI, B. Fontes de Informação. Disponível em: https://nexus.neoedu.com.br/material/7 (Acesso restrito), Acesso em 24/ago. 2020.