Pergaminho: um dos primeiros recursos informacionais
Postagem realizada em: 25/08/2020 às 00:06:09 - Última atualização em: 31/08/2020 às 13:37:47
Autor: Laiza Silva do Carmo
Sobre a aula de hoje:
O tema da aula de hoje foi sobre os “Tipos de Fontes de Informação”. Fontes de informação é tudo aquilo que traz uma nova informação, a professora fez um panorama da evolução dos recursos informacionais e suas diferentes formas de registros, ressaltou a importância da humanidade em perenizar a memória. Ao final da aula foi sugerido a realização da uma atividade para publicar no blog sobre um recurso informacional.
Pergaminho: um dos primeiros recursos informacionais
O pergaminho é o nome do suporte para escrita desenvolvido na Antiguidade produzido a partir da pele de animais geralmente de cordeiro, ovelhas, cabras ou carneiro. As primeiras reproduções do suporte foram realizadas na cidade de Pérgamo, por isso o nome pergaminho, também conhecido pelo termo latino “vellum” ( ou papel velino).
Era realizado tratamento para manter da peles mais claras para a escritas, elas eram embebedas em água de cal e os pelos eram retirados, quando secas, novamente eram colocadas em um novo banho de cal, para ficarem com a superfície mais lisas eram desengrossadas com lâminas em forma de meia lua e posteriormente lixadas.
Após esse tratamento as folhas eram cortadas em formas retangulares para que suas extremidades fossem enroladas. Inicialmente os pergaminhos eram organizados enrolados, porém no primeiro século d.C descobriu um novo modo guarda-los dobrando folha até no máximo três folhas, esse tipo de formato deu origem aos livros que conhecemos hoje.
A biblioteca de Pérgamo localizada na Ásia menor, possuia um acervo com cerca de duzentos mil volumes de pergaminhos entre grupos de eruditos e llieratura. Essa biblioteca só não alcançou a reputação da tão renomada biblioteca de Alexandria que tinha 700 mil rolos de papiros e pergaminhos.
Imagem da Biblioteca de Pérgamo
Referências:
SANTIGO, Emerson. Pergaminho. Infoescola, [20??]. Disponível em: < https://www.infoescola.com/comunicacao/pergaminho/> Acesso em: 24 de ago. de 2020.
SANTOS, Josiel Machado. O Processo Evolutivo das Bibliotecas da Antiguidade ao Renascimento. Revista Brasileira de Biblioteconomia e Documentação. São Paulo, v.8, n.2, p. 175-189, jul./dez. 2012
BERNARDES, Luana. Biblioteca de Alexandria. TodoEstudo. Disponível em: < https://www.todoestudo.com.br/historia/biblioteca-de-alexandria> Acesso em: 24 de ago. de 2020.