Questões de acesso à informação na Internet Personalizada.


Com o desenvolvimento das tecnologias de comunicação, ocorreu também o fenômeno comumente chamado de “explosão da informação”, referente ao aumento exponencial de informação registrada que a humanidade passou a produzir e consumir. Se a demanda por práticas que tornassem viável encontrar e acessar uma informação já havia impelido a criação de uma área de estudos como a Documentação no final do século XIX, com o constante desenvolvimento dos meios de comunicação acompanhamos uma crescente necessidade de aprimoramento dos mecanismos de armazenamento e acesso da informação.

Entre os avanços tecnológicos marcantes para a área da comunicação do século XX, podemos destacar inicialmente a criação da internet e alguns anos depois a criação de seu sistema de informação mais comum o World Wide Web (WWW), idealizado no final dos anos 1990 pelo cientista da computação Tim Berners-Lee.

O crescente uso da internet pela humanidade, produzindo e consumindo cada vez mais informação, tem feito com que as questões sobre a disponibilização da informação na internet se tornem cada vez mais complexas. A super abundância de conteúdo torna cada vez mais decisivo a maneira como é selecionada a informação que vai estar visível e que será potencialmente acessada.

Diferente do otimismo com que os entusiastas da internet e do WWW acreditavam no início dos anos 90, que a rede de compartilhamento iria se tornar um mecanismo globalizado e democrático para troca de informações, o que vemos hoje é cada vez mais as gigantes da comunicação detendo mais poder concentrado sobre aquilo que realmente tem visibilidade na internet.

A incontável quantidade de informação disponível faz com que a busca por relevância acabe sendo a grande disputa entre as diferentes plataformas como Google ou Facebook. Nessa busca, é comum vermos diversos sites da internet optando pela ideia de “Personalização” do conteúdo, ou seja, a partir de informações que a empresa adquire sobre o usuário delimitar aquilo que esteja visível e disponível para o usuário.

Esse método de delimitação do conteúdo está mudando o jeito de acessarmos informação na internet, e se criam novas questões de ordem políticas e sociais, quando altera a nossa interação com o meio comunicacional. O livro de Eli Pariser “O Filtro Invisível: o que a internet está escondendo de você” aborda este tema a partir de analisar as consequências individuais e sociais do uso da internet determinado pela “Personalização”.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.