Fontes de Informação: Primárias e Secundárias
Postagem realizada em: 31/08/2020 às 20:43:37
Autor: Juliana Santiago

A nomenclatura documentária prevê a existência de dois tipos de fontes de informação, são elas, as primárias e as secundárias. Os vídeos ”Primary vs. Secondary Sources” (do canal do Youtube, Hartness Library) e “Understanding Primary & Secondary Sources” (do canal, Imagine Easy Solutions) são formas de explicar a diferenças entre elas.
De acordo com ambos, saber como utilizar, diferenciar e combinar os tipos de fontes de informação é fundamental tanto no ambiente acadêmico quanto no dia a dia(durante nossas simples trocas de informações e consequentemente formação de conhecimentos).
Isso, pois as fontes primárias são todas as relacionadas a origem documento, ou seja, não possuem tratamentos, ou seja, dados de pesquisas ou documentos ligadas à produção original, totalmente autoral, não baseado em nenhum outro documento, como é o caso das fotografias, pinturas, Leis, discursos, cartas, peças de teatro, literatura, música, autobiografias, diários, esculturas, jornais históricos e cartas. A principal diferença entre as fontes é que a secundária é baseada na primária, seja em forma de crítica, análise ou interpretação, como por exemplo, os livros, ensaios, artigos, resenhas, enciclopédias, revistas, jornais.
A vantagem da utilização da primeira está no fato delas serem materiais brutos, por tanto são passíveis de serem analisadas em seu próprio contexto, assim o usuário pode formar sua opinião sobre o assunto sem as interpretações e vieses de outrem. O usuário pode formar. Já as fontes secundárias só podem ser vantajosas quando parte-se do princípio de que as análises e pesquisas que foram feitas são verídica e feitas com base ética, sendo assim são estudos e/ou teorias que podem trazer muitos ganhos para a sociedade com sua explicações e conclusões ou mesmo levantamento de diferentes ideias e suposições.