Fontes Primárias e Fontes Secundárias


Vídeo escolhido:

https://www.youtube.com/watch?v=gStyna348M0&feature=youtu.be

 

Apesar de bem curto, o vídeo é certeiro na definição do que é uma fonte primária e uma fonte secundária de informação. O vídeo começa destacando que uma fonte primária de informação se configura por ser o objeto direto da informação em primeira mão, muitas vezes produzido durante o acontecimento relatado, mas o vídeo também lembra que é possível que uma fonte de informação primária seja escrita depois do acontecimento, de maneira retroativa, como o relato da lembrança da  participação em um evento histórico mesmo se redigido anos depois do próprio fato, continua sendo considerado uma fonte primária.

O vídeo aponta que as fontes secundárias são caracterizadas principalmente por interpretar e analisar fontes primárias, que são os comentários e estudos que já estão pelo menos um passo de distância daquilo que estão descrevendo.

O vídeo aponta exemplos de fontes primárias e secundárias, e destaca seus usos mais comuns. Mesmo sendo um vídeo curto, a explicação do vídeo conseguiu ser clara  e resumir muito bem a distinção desses dois tipos de fontes de informações. O ponto alto do vídeo acaba sendo a elaboração de que essa distinção é relativa e não está presas aos objetos, podendo um mesmo texto ser uma fonte primária ou secundária, dependendo da abordagem do pesquisador e seu tópico de pesquisa.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.