Informações Primárias e Secundárias


Tipos de fonte de informação

A informação é algo que está presente em toda a sociedade. Graças a documentação e preservação dos diversos conteúdos produzidos no mundo, é possível ter acesso ao conhecimento de diversas áreas, assim como disseminar teorias e ideias sobre as mesmas. Todavia, se levarmos em consideração a quantidade de pessoas existentes no mundo e a multiplicidade de informações produzidas pelas mesmas, podemos afirmar que a organização do conhecimento deve partir do questionamento a respeito dos tipos de informação. Por isso, uma categorização mais  geral pode ser colocada: a de que as fontes informação podem ser de natureza primária ou secundária. 

Nós da biblioteconomia, devemos ter ciência dessa diferenciação, pois, estamos há todo momento lidando com esses dois tipos. Então, quando falamos sobre a evolução dos registros informacionais, estamos pontuando a forma em que a informação foi sendo utilizada ao longo do tempo. Fontes de informação primárias são aquelas que não descrevem nem analisam outros documentos, podem ser entendidas como “as originais”. Um exemplo são as fotografias documentais e obras de arte, pois as mesmas falam por si só, não são de natureza análitica. Já as fontes de informação secundárias são justamente o contrário. Um artigo, por exemplo, ele deve ter em si a evidenciação teórica embasada em outros trabalhos documentais, que por sinal, podem ser fontes de informação primárias. 

Para fazer uma melhor demonstração, escolhi dois tipos de informação nas fotos acima. A primeira é a obra é "Uma rapariga a partir de Avignon", 1907, de Pablo Picasso. Já a segunda, é uma imagem da Revista Continente, que faz referência a essa mesma obra em sua capa. A pintura sozinha, é a fonte primária, pois, como material criativo, ela veio originalmente do autor, é um documento por si, tal qual uma carta ou um diário. Já a revista, que faz referência a obra de Picasso, é uma fonte secundária, pois analisa e interpreta a trajetória do autor no Brasil e utiliza outros documentos para fazer o artigo. 

 

Referências

CONTINENTE MULTICULTURAL. Picasso no Brasil: Da adolescência aos 90 anos, o percurso de um gênio. Pernambuco: Companhia Editora de Pernambuco IV.  n. 38. Fevereiro., 2004. Disponível em: https://issuu.com/revistacontinente/docs/038_-_fev_04_-_picasso. Acesso em 02 de Setembro de 2020. 


PICASSO, Pablo. [Uma rapariga a partir de Avignon]. 1907. Pintura, óleo sobre tela, 119x93cm. Disponível em: https://pt.wahooart.com/@@/8XYNWA-Pablo-Picasso-Uma-rapariga-a-partir-de-Avignon. Acesso em Acesso em 02 de Setembro de 2020.

 

Ana Júlia C. B. dos Santos 

 NºUSP: 11226955


© 2017 - 2025 by NeoCyber.