Registros de Informação


Informação e Fontes.

A informação está no sentido de conhecimento comunicado, e desempenha um papel fundamental na sociedade contemporânea. O desenvolvimento e a consolidação das redes de computadores e o surgimento da internet, acelerou o processo de globalização da informação, sendo a está, em si - desde da Segunda Guerra Mundial, um ativo de fabricação humana, passível de ser explorada e administrada como recurso. Dessa maneira, um recurso informacional é o meio onde a informação está vinculada. Ele possui como foco principal, a resolução para as mais diversas questões e entendimento sobre os mais diversos assuntos.

É lugar comum considerar a informação como condição básica para o desenvolvimento econômico juntamente com o capital, o trabalho e a matéria-prima, mas o que torna a informação especialmente significativa na atualidade é sua natureza digital (CAPURRO, HJORLARD, 2007), e para isso, é necessário discutirmos a respeito das fontes informacionais.

Fontes informacionais é de onde extraímos a informação. Elas podem ser dividas em diversas categorias, sendo aqui priorizada as fontes primárias e secundárias, com a finalidade de facilitar a compreensão do que é uma fonte informacional.

As fontes primárias de informação como o nome diz  é a informação  relatada diretamente pelo autor, sobre um assunto/acontecimento que o mesmo participou ou vivenciou. As fontes primárias não possuem interferências, pois são originais. 

São as fontes mais difíceis de encontrar e identificar, pois com o aumento do fluxo de informações atuais, dificilmente chegamos a “origem” de um assunto/acontecimento.

São vários os tipos de fontes primárias informacionais, como por exemplo discursos, leis e documentos judiciais. Diários, memórias, autobiografias, trabalhos de artes, novelas, peças de teatros. Assim como observações documentadas, entrevistas, pesquisas originais e dados. Como dito, uma fonte primária preza pela originalidade e por autoria própria, sendo muito difícil de encontrar, devido ao grande número de publicações e a quantidade de referências que utilizamos para descrever ou analisar diversos assuntos. 

É por causa dessa quantidade de informações, que temos as fontes secundárias. Elas são utilizadas para a sintetização de um assunto/tema, facilitando o entendimento de maneira mais pontual sobre o tema estudado/pesquisado.

As fontes secundárias são produzidas por estudiosos ou pesquisadores, referenciando obras já publicadas e compilando fontes primárias relevantes sobre  assunto abordado. Exemplos de fontes secundárias são livros, enciclopédias, ensaios e revistas científicas, dicionários, entre outras.

O propósito do entendimento sobre uma fonte de informação é muito além sobre o saber em si, mas sobre a qualidade da informação e a precisão sobre o que se está se tratando. Em um mundo que adentra na Era da Informação, mas do que nunca, é preciso assegurar o direito da informação útil e segura. Não apenas para que não haja distorções da realidade, mas com fins de entender o presente e se caminhar para o futuro.

Uma informação, independente do seu formato, tem um valor histórico inestimável. É importante se assegurar que os fatos factuais e seus desdobramentos estejam enquadrados em uma base histórica e confiável. 

No mundo digital, onde a informação se tem valor -  e muito caro, na maioria das vezes, analisar de maneira crítica os acontecimentos é direcionar a verdade e a busca pelo conhecimento. É preciso saber para onde estamos indo, e para isso acontecer, precisamos saber de onde viemos, é assim que se anda. Referenciando.

 

Referencias

CAPURRO, Rafael; HJORLAND, Birger. O conceito de informação. Perspect. ciênc. inf. , Belo Horizonte, v. 12, n. 1, pág. 148-207, abril de 2007. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-99362007000100012&lng=en&nrm=iso>. acesso em 21 de setembro de 2020. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-99362007000100012.

HARTNESS LIBRARY. Primary vs. Secondary Sources. [S.I.]: 20171 vídeo (3 min). Disponível em: https://youtu.be/gStyna348M0. Acesso em: 21 set. 2020

HISTORY SKILLS. Primary and Secondary Sources in History Explanes. [S.I.]: 2018. 1 vídeo (8 min). Disponível em: https://youtu.be/kOXfArLq6uY. Acesso em: 21 set. 2020.

CH 05: PRABANDHA. Secondary Sources of Information. [S.I]: 2018. 1 vídeo (38 min). Disponível em: https://youtu.be/RIVGJWe2u7Y. Acesso em: 21 set. 2020.

IMAGINE EASY SOLUTION. Understanding Primary and Secondary Sources. [S.I]: 20141 vídeo (2 min). Disponível em: https://youtu.be/pmno-Yfetd8. Acesso em: 21 set. 2020.

THEN & NOW. The History of the Encyclopedia: Pliny and Diderot to Voyager One and Wikipedia. [S.I]: 2018. 1 vídeo (10 min). Disponível em: https://youtu.be/KV4x1KXWQY0. Acesso em: 21 set. 2020. 

 

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.