Análise dos Trabalhos de anos anteriores - Dicionário e Enciclopedia


Este trabalho é uma análise dos trabalhos e apresentações dos anos de 2019, 2018 e 2017 com o tema de “Dicionários e Enciclopédias”.

2017

  • Autores (primeiro grupo): Claudia Correa, Mariana Vieira, Nathalia Escarlate, Odete Pereira e Paulo Sérgio Ramos
  • Autores (segundo grupo): Daiane Panini, Deborah Dias, Hélio Miranda, Luciana Araújo

O primeiro grupo buscou a grande variedade de dicionários e enciclopédias que existe. Usou a definição:

Dicionário: “Vocábulos duma língua ou termos próprios duma ciência ou arte, dispostos, em geral alfabeticamente, e com o respectivo significado, ou a sua versão em outra língua”.

Enciclopédia: “Livro, ou coleção de livros, com informações sobre todos, ou sobre alguns ramos do conhecimento, em forma de verbetes ordenados alfabeticamente ou sistematicamente. Pode ser geral ou específica”.

No caso, houve uma ampla variedade de exemplos, contextualizando com a história e com as definições escolhidas.

O segundo grupo também buscou a mesma variedade de dicionários e enciclopédias. Usou-se a definição:

Dicionário: “Dicionário é a obra de referência que dá informações sobre as palavras e sua grafia, pronúncia, significado, etimologia, sinonímia e antonímia. Define termos científicos e técnicos de forma simplificada, e, à vezes, dá breves indicações sobre as aplicações dos conceitos que as expressam.”.

Enciclopédia: “A enciclopédia é uma obra, em um ou vários volumes, que traz informações sobre todos os sobre alguns ramos do conhecimento. No primeiro caso, é denominada enciclopédia geral e, no segundo, enciclopédia científica especializada. Em geral, apresenta-se na forma de verbetes ordenados alfabética ou sistematicamente. A enciclopédia também pode ser apenas sobre determinado ramo do conhecimento. Comumente é organizada em ordem alfabética com o conteúdo dividido em diversos volumes. Em geral inclui ilustrações, gráficos e tabelas. Os verbetes ou artigos são escritos por especialistas e, muitas vezes, trazem bibliografia das obras mais importantes sobre o tema de que tratam.”

No caso, o primeiro grupo optou pela definição do “Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia”, enquanto o segundo do “Manual de fontes de informação”.

      O segundo grupo trouxe a origem dos dicionários e das enciclopédias, além de buscar exemplificar ao máximo a apresentação dos objetos. No caso, nos exemplos que trouxe, buscaram identificar visual a obra, trazer os autores e propósitos da obra, a forma de organização e arranjo, o alcance e idioma. Além, trouxe um pequeno resumo físico da obra (seguindo diretrizes da AACR2), contendo o número de páginas, disposição do texto, volumes, entre outros. Além disso, descrição e exemplo de verbetes e entradas foram usados para ilustrar a definição que usaram.

É interessante indicar que todos as obras usados pelo segundo grupo se encontram no Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo, disponíveis para consulta. Para ilustrar esse fato, o grupo também fez uma breve descrição do espaço da biblioteca, contextualização e disposição do espaço.

2018

  • Autores: Greciyene Hamaguchi Ueki, Patrício Simone Ferucio Manoel, Plínio Viera Soares Junior

No caso, foi encontrado somente a apresentação de um grupo.

O grupo define:

Dicionário: “Dicionário é a obra de referência que dá informações sobre as palavras e sua grafia, pronúncia, significado, etimologia, sinonímia e antonímia. Define termos científicos e técnicos de forma simplificada, e, à vezes, dá breves indicações sobre as aplicações dos conceitos que as expressam.”.

Enciclopédia: “Obra que se destina à consulta e busca englobar o conjunto dos conhecimentos humanos ou conhecimentos específicos de uma determinada área do conhecimento, distribuindo-os de forma metódica”.

      O grupo define Dicionário da mesma forma que o segundo grupo de 2017, vindo do “Manual de fontes de informação”. A definição de Enciclopédia vendo do “Dicionário Escolar da Língua Portuguesa”.

      O grupo buscou trazer uma contextualização prática, explicando as razões, origens e quando usar o dicionário e a enciclopédia. O grupo traz as variedades, e exemplifica os dicionários e enciclopédias. Os exemplos seguem uma temática contendo uma imagem da obra, autoria, nome, edição, publicação, idioma e organização.

      Por fim, o grupo traz as semelhanças e diferenças entre os dois tipo de obras de referência, trazendo uma discussão sobre o que são obras de referência e em que caso usá-las. No mais, também apresenta os impactos que as obras refletem na sociedade, como a expansão do conhecimento e aprofundamento de visões e perspectivas.

2019

  • Autores (primeiro grupo): Barbara Aparecida Alves Ferreira de Carvalho Pina, Diego Ribeiro Fortunato Freire, Ernesto José de Castro Candido Lopes, Giovana Pereira Batista
  • Autores (segundo grupo): Júlia Dupim Hosino, Ligia Arcanjo dos Santos, Natalia Gabriel da Silva

O primeiro grupo define:

Dicionários: O primeiro grupo define dicionários utilizando-se também do “Manual de Fontes de Informação”, visto em outros grupos.. Porém, também se utiliza da “Introdução às Fontes de Informação”, que define “Dicionário (depositário do repertório de signos linguísticos): o significante (entradas ou verbetes) + significado (informações contidas no verbete). Num mundo em que a necessidade de informação é sentida continuamente, o dicionário estabelece um modelo particular de transmissão da informação, fundamental para a compreensão dos símbolos que usamos na comunicação. O seu caráter social e pedagógico é reconhecido, apresentando respostas didáticas às consultas e ajudando a eliminar o ruído provocado na comunicação por termos desconhecidos”.

Enciclopédia: O grupo não apresenta uma definição para Enciclopédia, apenas a origem da palavra e sua história. Porém, é possível, de maneira ousada, interpretar que o seguinte trecho da mesma “Introdução às Fontes de Informação” usada pelo Dicionário como sendo a interpretação, onde: “(...) o termo foi usado para designar as obras que reuniam as informações necessárias a esse tipo de instrução e que apresentavam, de forma sistemática, o conteúdo de várias artes e ciências: as enciclopédias”

            O grupo busca explorar o tema de forma bem ampla, buscando exemplos diversos. O grupo também analisa os exemplos, buscando explicar a razão pela qual tal exemplo de Dicionário ou Enciclopédia busca se estruturar da forma desejada. No caso, o grupo também se preocupa em entender qual a função e razão pela qual um usuário consultaria tal obra, ricamente detalhando através de imagens e informações sobre como as obras estão dividas e, principalmente, organizadas.

            O grupo também foi o primeiro a mostrar Enciclopédias virtuais enquanto trabalha a questão pela qual a Encyclopaedia Britannica parou de imprimir suas obras, voltando-se exclusivamente para o formato digital.

            O segundo grupo busca definir, inicialmente, o que são os Dicionários e Enciclopédias dentro das Obras de Referência. Indo além, o grupo opta por inverter a apresentação de Enciclopédias e Dicionários, definindo:

Enciclopédia: O grupo utiliza-se da definição do “Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia” para definir. Mas apresentação também a definição da Encyclopaedia Britannica, onde [tradução livre do inglês]: “Trabalho de referência que contém informação em todas ramificações do conhecimento ou que trata de um ramo em particular do conhecimento humano”.

Dicionário: O grupo usa a mesma definição do “Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia”, mas apresenta a definição do Houaiss: “Listagem geralmente em ordem alfabética, faz palavras e expressões de uma língua ou um assunto com seus respectivos significados ou sua equivalência em outro idioma”.

            O grupo apresenta uma breve história das obras de referência, voltando-se mais pela vantagem e pela utilização dos Dicionários e Enciclopédias. O grupo busca trazer alguns exemplos, onde apontam a organização e estrutura que a obra em particular possui.

            Em comparação, o primeiro grupo busca focar e entender como a estrutura impacta no usuário, enquanto o segundo grupo busca apresentar de maneira direta a estrutura da obra em particular.

Conclusão

            Em geral, todos os trabalhos buscam apresentar fontes diversas, exemplificando de maneira didática a estrutura dos Dicionários e Enciclopédias. Muitos exemplos são próximos, mas dois trabalhos se destacam: o segundo trabalho de 2017, focado em trazer exemplos encontradas em um local – o MAE/USP. O primeiro trabalho de 2019 também é bastante relevante frente a apresentação de informações de Enciclopédias Digitais, trazendo também um estudo sobre a relevância de obras particulares para os usuários.


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