Apresentações - Literatura Cinzenta


2016 - Felipe, Hadassa e Lígia

Definição de literatura cinzenta: documentos não-convencionais ou não-publicados, produzidos nos âmbitos governamental, acadêmico, comercial e industrial. Crescimento vertiginosos deste tipo de material com a explosão informalcional. O termo literetura cinzenta foi consolidado em 1978, no Seminário de York -BritishLibraryLendingDivision (BLLD), a partir de uma discussão sobre as particularuidades destes documentos, como os problemas de aquisição, controle bibliográfico e acesso. Existe a GreyNet, base de dados virtual que “compila e distribui informação bibliográfica, documentária e factual sobre pessoas e organizações e seus respectivos produtos e serviços”.

A literatura cinzenta é identificada por não ser pautada por um viés comercial, ter exemplares limitados, não receber ISSN ou ISBN, serem documentos de caráter provisório e ser uma informação mais detalhada do que a que apareceria em periódicos ou livros. Alguns exempos são anais de congresso, monografias, teses, relatórios técnicos e publicações governamentais. O grupo ainda analisou diversas obras em diferentes formatos (anais de congresso, tese e dissertação -- além de analisar o acervo da biblioteca do Instituto de Psicologia da USP.

 

2018 - Gabriela, Helio e Jéssica

Definição de literatura cinzenta tirada da 4a conferência Internacional sobre Literatura Cinzenta, de 2000. Trazem uma tabela da classificação por cores utilizado no tratamento de ocumentos na Inglaterra durante o século XIX, evidenciando o por que do nome literatura cinzenta. O grupo então traz uma série de definições sobre literatura cinzenta, de diversas fontes: IGLWG (Interagency Gray Literature Working Group) , Congresso de Literatura Cinzenta em Luxemburgo e Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia . Apresentam uma tabela extensiva de tipos documentais acadaêmicos e não-acadêmicos que se encaixam na definição. Apresentam, ainda, uma classificação mais específica da literatura cinzenta, por "tonalidade", de cinza claro, médio e escuro -- a variação documental é de acorodo com o uso, registro e difusão do material.

Por fim, o grupo traz uma série de exemplos de literatura cinzenta, bem como uma contextualização da explosão de informação.

 

2019 - Alex e Luma

O grupo começa apresentando a biblioteca que foi usada como objeto de pesquisa, a biblioteca da Faculdade de Educação da USP. Traz partes de um texto da 3a conferencia internacional sobre literatura cinxenta em Luxemburgo, para definir o termo. Então trazem uma série de características e tipos de materiais que são calssificados como literatura cinzenta. Analisam algumas teses e relatórios de pesquisa.

 

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.