Comentários sobre os seminários temáticos de turmas anteriores
Postagem realizada em: 28/09/2020 às 21:36:15 - Última atualização em: 28/09/2020 às 21:40:41
Autor: Gabriela Mayumi Miyake Ferreira
Análise de três seminários de semestres anteriores da disciplina de Recursos Informacionais I sobre o tema “Fontes de Dados Estatísticos, Almanaques e Fontes de Dados Geográficos”.
Os seminários escolhidos ocorreram nos anos de 2017, 2018 e 2019. A partir das apresentações, que estão disponíveis para consulta no Nexus, é possível fazer comentários sobre o conteúdo apresentado, estrutura do trabalho e organização da informação.
O seminário apresentado no ano de 2017 tem como introdução a visão, a missão e o horário de funcionamento da Biblioteca do Instituto de Geociências. Logo após, o grupo discorre sobre os almanaques, destacando sua definição, um breve histórico e exemplos. Acerca dos dois exemplos, Whitaker’s almanack e Almanaque jovem do ecocidadão, ressalta-se certas informações, como a identificação, público a que se destina e objetivo, além de dados como idioma, número de páginas e ilustrações. Em seguida, o trabalho aborda as fontes de dados estatísticos, com sua definição e também a da palavra estatística, destaque para os produtores públicos e privados de dados estatísticos no Brasil e os tipos existentes dessa fonte. São exibidos sete exemplos de fontes de dados estatísticos, com imagens e campos de informações conforme vistos nos casos dos almanaques. E ao final o grupo apresenta, na mesma forma de organização, as fontes de dados geográficos. Assim, há a respectiva definição da fonte, da palavra geografia, tipos e exemplos. Também são mostrados sete exemplos de fontes de dados geográficos, dentre eles um mapa geológico do Estado de São Paulo e um atlas geográfico da editora Melhoramentos.
O seminário do grupo do período diurno de 2018 expõe, primeiramente, as fontes de dados estatísticos, ressaltando o que são essas fontes, definições de dados e dados estatísticos, retirados do Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, e exemplos de dados que são coletados por organizações, como IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), UNSD (United Nations Statistic Division), Datafolha e Ibope. Ainda sobre as fontes de dados estatísticos, são exibidas algumas obras, que exemplificam essa fonte, que foram selecionadas na biblioteca da FEA (Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Atuária). Em seguida, o grupo aborda os almanaques, apresentando sua definição, os primeiros almanaques publicados no Brasil e exemplos, como o Almanaque do Biotônico Fontoura e Almanaque do Rock. Além de imagens dos almanaques, no trabalho há um destaque para a disponibilidade dos exemplares. Ao final, discorre-se sobre as fontes de dados geográficos, com a apresentação de sua definição e tipos de fontes, como, por exemplo, os mapas, guias de viagens e atlas.
O trabalho do grupo do período noturno de 2019 inicia-se com a apresentação de algumas informações da Biblioteca do Instituto de Geociências da USP (IGC). Posteriormente, o grupo introduz o conceito de almanaque, mostrando as diversas definições existentes, dados históricos e exemplos. Ao tratar das noções de almanaque são salientadas definições de dicionários, como Michaelis e Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, e também de pesquisadores. São apresentados vários exemplos, sempre mostrando imagens e informações dos almanaques escolhidos, além de apontamentos de algumas características dos exemplos que o grupo considera importante. Após esse conceito, seguindo a mesma organização de definições, histórico e exemplos, é abordado a questão das fontes de dados geográficos. Destaca-se os variados tipos de fontes de informação geográfica, com definições desses tipos, imagens dos exemplos, informações catalográficas e referência. Ao final do trabalho, são mostradas as definições, históricos e exemplos das fontes de dados estatísticos. Na parte da definição, há uma ênfase para a palavra estatística e para a diferença entre os dados estatísticos de fontes primárias e secundárias, e o grupo também ressalta informações sobre o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). E assim como nos outros conceitos, os exemplos de fontes de dados estatísticos, tal como os estudos estatísticos e o anuário estatístico, são exibidos juntamente com suas respectivas definições e imagens.