Análise dos Seminários Anteriores - Enciclopédias e Dicionários
Postagem realizada em: 02/10/2020 às 19:07:59
Autor: Henrique Fernandes

O conteúdo deste post se refere a uma breve análise das apresentações dos anos anteriores sobre o tema: "Enciclopédias e Dicionários". Foram escolhidos trÊs seminários para compor esta análise, sendo as apresentações referentes aos anos de 2017, 10818 e 2019. A primeira coisa que se nota é a diferença entre a quantidade de slides que compõem as apresentações, sendo a maior a do ano de 2017.
Isso ocorre pois a apresentação feita por Daiane Panini e seus colegas está recheada de exemplos de dicionários e enciclopédias encontrados em seu objeto de estudo, o Museu de Arqueologia e Etnologia da USP (MAE-USP). A apresentação é bastante extensa, contado com 66 slides e diversos exemplos. O grupo se utiliza de fontes bibliográficas para oferecer a definição dos conceitos de enciclopédia e dicionário e utilizam metadados sobre os exemplos para destrichar características importantes de cada um dos itens apresentados. Contudo, apesar de ser o maior e o mais repleto de exemplos, eles se parecem muito uns com os outros, uma vez que os temas são bastante similares.
O segundo grupo, responsável pela apresentação de 2018, també trouxe uma vasta gama de exemplos e seguem uma estrutura semelhante a do ano anterior, destrichando os metadados dos itens estudados para que possam apresentar as principais características de enciclopédias e dicionários. Esta apresentação traz exemplos diferentes e mais variados, sendo que os itens apresentados possuem temática mais variada. Um ponto interessante de se destacar é que as referências bibliográficas utilizadas são diferentes, e o grupo de 2018 se utilizou de um dicionário e de uma enciclopédia para fazer suas pesquisas.
A apresentação de 2019 foi a que mais me chamou a atenção estéticamente falando. Os slides são muito bonitos e bem construídos, apesar da apresentação ser bastante compacta. Trazem menos exemplos, mas ao mesmo tempo é a apresentação que me permitiu um melhor entendimento do tema uma vez que não tenho acesso e nem pude presenciar a explanação dos grupos sobre o assunto. Acredito que o caráter resumido das informações e a essência estética da apresentação conseguiu atingir melhor seu objetivo de informar leitores casuais. També se embasa em pesquisa bibliográfica, possuindo a maior lista de obras referenciadas entre as três apresentações, também se utilizando de enciclopédias e dicionários para conceituar os objetos de estudo.
Particularmente, o tema destes seminários muito me atraiu, visto que eu mesmo fui um estudante usuário de enciclopédias, possuíndo algumas delas até hoje. As enciclopédias, principalmente as de papel, muito me salvaram em tempos de internet discada, quando qualquer interpérie climática ou mesmo uma ligação telefônica impediam pesquisas na web.