Atividade Avaliativa - Camila Matutino - Relatório resenha - Seminário Enciclopedias e Dicionários


Os Dicionários e Enciclopédias são importantes fontes de informação em termos históricos. Mesmo diante do contexto da tecnologia, eles não perderam a sua relevância; pelo contrário, ainda não são considerados como recursos confiáveis para se obter o conhecimento. 

As enciclopédias tem seu nome proveniente do grego Enkyklopaideia - que traduzido seria um círculo completo de educação. O termo foi criado para designar obras que buscavam abarcar conteúdos das várias artes e ciências de forma sistemática e apareceu na primeira vez no século XVI com a publicação em 1559 da chamada Encyclopedia: Sur Orbis Disciplinarum Sam Scratum Quam Propanum Epistemon (Enciclopédia ou conhecimento do mundo das disciplinas tanto sagradas como profanas), de Paul Scalrch (1534-1573). 

Com o passar do tempo as Enciclopédias se modificaram. A configuração inicial foi aprimorada e novos elementos foram acrescentados até resultar no que se tem atualmente. Podem ser citadas como as principais inovações dela a introdução da ordem alfabética e a existência de um corpo qualificado de editores e colaboradores. 

Esta fonte de informação passou por muitas transformações com o passar do tempo. A primeira e mais relevante delas sem dúvidas foi a mudança de funcionalidade que as Enciclopédias passaram. Elas passaram de instrumento do povo erudito para algo criado por especialistas em linguagem adequada ao povo leigo. 

Outra inovação que ocorreu em sua configuração foi a passagem de um arranjo sistemático para uma organização dos termos em ordem alfabética. 

Uma Enciclopédia se caracteriza por ter presente os seguintes ítens: a- )identificação dos autores; b-) referências; c-) índices; d-) materiais ilustrativos. 

As Enciclopédias com o advento da tecnologia passaram de livros impressos estáticos e lineares para instrumentos tecnológicos de maior acesso através de CD-ROMs, DVDs e portabilidade eletrônica. Nesta última categoria se destaca a Wikipedia - uma enciclopédia colaborativa online que tem sido referência na Internet desde 2001. Mesmo com todas estas novas configurações, sua confiabilidade continua como algo que caracteriza estas fontes de informações.

No Brasil as enciclopédias publicadas são tradições e adaptações de obras estrangeiras. Em 1990 houve neste país a primeira versão de uma enciclopédia em CD-ROM. Hoje com a expansão da Internet e a tecnologia eletrônica, houve uma expansão no mercado para que novas empresas produzam enciclopédias, mas mesmo assim ainda não existe uma enciclopédia brasileira. 

Em resumo, como diz CAMPELLO e CALDEIRA (2008): 

 A evolução da Enciclopédia, de um depositório estático do conhecimento humano para um recurso dinâmico de aprendizagem, mostra que ela tem acompanhado as necessidades informacionais da sociedade. Entretanto, a sofisticação propiciada pela tecnologia por si só não garante sua eficiência como recurso de aprendizagem. A orientação no uso da Enciclopédia (...) deve ser feita por pessoas que conheçam tanto as possibilidades que essas obras oferecem, como o usuário que busca a informação. Essa mediação possibilitará o uso adequado da Enciclopédia, evitando que ela se transforme num material que o aluno copia trechos para cumprir a obrigação de elaborar trabalhos escolares solicitados pelo professor.

Os Dicionários diferentemente dos recursos anteriores, são instrumentos fundamentais para a compreensão dos símbolos de comunicação. Eles possuem um caráter social e pedagógico reconhecidos, pois são meios que buscam com suas ferramentas diminuir as distâncias entre grupos socioculturais. 

Sua origem remonta aos manuscritos, mas o primeiro Glossário impresso aparece só na Inglaterra em 1480. O termo dicionário foi usado pela primeira vez como dictionarius em 1225 na obra do inglês John Garland. O primeiro dicionário em português foi editado em 1570 - de autoria de Jerônimo Cardoso.

As principais funcionalidades dos Dicionários são beneficiar a comunicação escrita (pois nele estão escritas as formas faladas das línguas) e também atesta a cultura de uma comunidade e a atesta a existência de uma língua nacional. Atualmente sua principal função é estabelecer padrões normativos para como se registrar e escrever uma palavra em uma língua específica com todos os seus sentidos.

Por isso, o uso mais frequente do Dicionário está relacionado à obtenção de definições. Por este motivo, a forma de se descrever uma palavra deve ser decidida com muito critério e seu emprego deve ser ilustrado com exemplos. Ele não deve ser visto como um simples repositório de palavras, mas sim um instrumento pedagógico de primeira linha. 

Os Dicionários podem ser classificados em 4 categorias principais: 1- de língua (que se subdividem em unilíngues gerais, enciclopédias e especiais); 2- especializados (que se subdividem em analógicos ou tesauros, rimas ou locuções, citações e glossários) e 3- multilíngues (que se subdividem em bilíngues e poliglotas). 

Quando se avalia um Dicionário devem ser considerados os seguintes aspectos: a-) sua cobertura - ou seja, quantos verbetes ele inclui; b-) sua revisão, nova edição e impressão; c-) indicação de uso das palavras; d-)  a etimologia, a informação gramatical, pronúncia, sinônimo e antônimos; e-) ortografia e f-) seu formato, impressão, papel e ilustrações. 

Os recursos tecnológicos aprimoraram a maneira de se pesquisar e de obter informações dentro de um Dicionário. Hoje se tem versões em CD-ROM e também a automação facilitou a propagação dos dicionarios que são bilíngues, ao facilitar sua produção com mais velocidade. A Internet também facilitou a denominada tradução simultânea (que embora não resolva o problema da tradução diminui o tempo de busca).

Os Dicionários são relevantes fontes de informação. São por essência confiáveis porque tratam da questão da linguística em sua essência e são cuidadosamente confeccionados de forma a aproximar o usuário à obtenção de um saber que tem aplicações práticas. Devem ser valorizados e utilizados pelos mais diversos tipos de pesquisadores. 

Por fim, do exposto pode-se depreender que as fontes de informação como as Enciclopédias e Dicionários são relevantes para se compreender melhor não somente a cultura na qual um indivíduo está inserido, mas também outras culturas. Possui uma função social relevante e conhecimentos que foram confeccionados cuidadosamente de forma que o usuário os possam compreender. São confiáveis e principalmente referência quando o assunto é se pesquisar os mais variados tipos de assuntos. 

REFERÊNCIAS

BIBLIOTECA da ECA - Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. BLOG. São Paulo, SP: ECA, 2014. Disponível em: https://www.bibliotecadaeca.wordpress.com/2015/03/16/o-mundo-dos-dicionarios-e-enciclopedias. Acesso em: out. 2020. 

CAMPELLO, B.; CALDEIRA, P. da Terra. Introdução às Fontes de Informação. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008. 184 p.

CAMPELLO, B.; et al. Enciclopédias publicadas no Brasil: estudo comparativo das Enciclopédias Mirador, Barsa e Delta Universal. Ciência da Informação, Brasília, v.22,  n.1, p.44-52, 1993.

DICIONARIO. Folha de São Paulo, São Paulo, 18 jan 1998. Caderno Mais. p. 14.

Seminário apresentado em Outubro de 2020 online na disciplina de Recursos Informacionais I - período matutino. 

 


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