Análise das apresentações dos anos anteriores - dicionários e enciclopédias.
Postagem realizada em: 17/10/2020 às 08:25:21
Autor: Willyam Horcel
A proposta de análise consiste na seleção de três apresentações para análise e comentários, cujo tema abarcado são dicionários e enciclopédias. Os principais critérios de verificação são a estrutura da apresentação, a disposição e a exposição das informações e diferenciais de uma em relação as outras. Posto isto, submeteremos à análise as apresentações dos anos letivos de 2017 (autores: Daiane Panini, Deborah Dias, Hélio Miranda, Luciana Araújo); 2018 (autores: Greicyene Hamaguchi Ueki; Patrícia Simone Ferucio Manoel; Plínio Vieira Soares Junior) e 2019 (autores: Júlia Dupim Hosino, Ligia Arcanjo dos Santos, Natalia Gabriel da Silva). Cumpre-se o objetivo de compor um reforço teórico e prático sobre o assunto em pauta.
Seguindo uma ordem cronológica por anos letivos, o primeiro grupo utiliza o Museu de Arqueologia e Etnologia da Universidade de São Paulo (MAE-USP) como referência, introduz os conceitos de fontes de informações secundárias, dicionários e enciclopédias. Há uma rica quantidade de exemplos de obras de referências relacionadas ao acervo do museu, adicionadas de informações como número de páginas, número de volumes, dimensão, tipo de encadernação, tipo de impressão e disposição do texto. Trata-se de uma abordagem fluida e prática.
O grupo de 2018, insere nos slides informações como finalidade de usos, públicos e dispõe uma tabela com informações das obras, tais quais tipologia (ex. enciclopédia de assuntos), título, autoria, edição, local, editora, ISBN, ano, páginas, idiomas, ilustrações, arranjo, organização sistemática; o que contribui significamente para a aproximação da obra de referência ao usuário.
Já em 2019, também observamos a mesmo estrutura de apresentação dos demais autores; conceituações, história, constituição (tipo, classificação, organização) das obras de referência dicionários e enciclopédia, exemplos com tabelas de informações do material bibliográfico.
As três apresentações utilizaram referências semelhantes, destacando-se Murilo Bastos da Cunha e Bernadete Santos Campello com o livro “Introdução às fontes de informação”. Por fim, todas as apresentações ofereceram instrumentos de fácil assimilação para o assunto e apropriação conceitual das obras referidas.