Semana de Biblioteconomia


A 14°Semana de Biblioteconomia da Escola de Comunicações e  Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) é um evento organizado pelos alunos do curso de Biblioteconomia e este ano a professora Cibele Araujo Camargo Marques do Santos e o professor Rogerio Mugnaini supervisionaram o trabalho dos alunos. O evento traz palestras, workshops e mesas redondas com vários profissionais da área. Tradicionalmente o evento é presencial, mas devido a pandemia do Covid-19 a semana, assim, como todos os outros eventos ganharam o formato online. Mesmo com todos os problemas socias que a pandemia trouxe a Semana de Biblioteconomia pode trazer convidados que talvez não poderiam palestrar caso a situação fosse outra.

Francilene do Carmo Cardoso e Alícia Duhá foram convidadas que por conta da distância não conseguiria palestrar na Semana de Biblio. Infelizmente, a semana é muito centrada no Sudeste/Sul, sem tirar mérito da comissão, os alunos sempre dão o seu melhor e entregam a melhor semana possível. Foi extremamente feliz que a comissão de 2020 tenha pego essa oportunidade e convidado bibliotecários de todas as partes do país. A pluralidade é algo necessário para a profissão, o Brasil é um país com muitas realidades e conhece-las é fundamental para o aprimoramento da profissão. A perspectiva que Francilene trouxe sobre o negro na biblioteca foi importante para a formação de futuros bibliotecários e bibliotecárias, o acervo não pode mostrar apenas a perspectiva de um povo, mas deve abordar o máximo de culturas possíveis.

Outro ponto interessante que a semana abordou foram as inúmeras possibilidades de funções que os bibliotecários podem realizar. De trabalhos em arquivos até trabalhos em editoras e tecidotecas. Ver a pluralidade que a profissão do bibliotecário oferece traz novas perspectivas aos alunos.

Num geral a semana foi excelente e a comissão deve ser parabenizada pela organização.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.