Breve excerto acerca de uma atividade ocorrida na 14ª Semana de Biblioteconomia


A 14º Semana de Biblioteconomia promovida por uma comissão de alunos de diferentes semestres da Escola de Comunicações e Artes, ECA-USP, ocorreu entre os dias 19 e 23 de outubro de 2020. O evento transmitido virtualmente, contou com diversas atividades, tais como palestras, mesas redondas e oficinas, apresentadas por professores especialistas nos assuntos relacionados a cada atividade. O destaque deste excerto se dá em relação à oficina ocorrida no dia 22, quinta-feira, denominada “Identificação e gestão de coleções bibliográficas” ministrada pela professora doutora Alícia Duhá Lose, da Universidade Federal da Bahia. Na apresentação, a docente discorreu sobre a sua formação acadêmica, que incluiu as disciplinas de Paleografia e Edótica, ministradas por ela na Universidade, essenciais ao conhecimento daqueles que buscam, no âmbito do campo da Biblioteconomia, trabalhar com obras especiais ou raras. Ao tratar diretamente do assunto concernente à palestra, a professora-pesquisadora discorreu sobre pontos importantes relativos às competências e responsabilidades de um gestor do setor de coleções bibliográficas. Dentre os destaques relativos à apresentação da docente, incluíram, um bom preparo em relação a conhecimentos culturais, estudos de outros campos do conhecimento como química, história e biologia. E ao realizar uma tarefa, não esquecer que esta deve ser compartilhada com uma boa equipe, que possa dar sustentação à tarefa realizada. De acordo com a professora, trata-se de um trabalho minucioso que requer muita “ética” e “paciência”.

Antes de assumir um compromisso efetivo, deve-se também, pesquisar a instituição para a qual será empregado o trabalho, e respeitar a sua história, suas diretrizes.

A pesquisadora argumentou que uma biblioteca especializada em obras especiais não necessariamente deve ser gerida por um bibliotecário, porém, este deve ter conhecimentos acerca de “acervos especiais”, sobretudo, específicos em livros, por exemplo.

O profissional da área deve estar preparado para atender a diferentes instituições mantendo, sempre, um distanciamento de seu objeto a fim de não transmitir suas marcas pessoais ao trabalho prejudicando o seu resultado de seu trabalho.

Quanto aos procedimentos a serem realizados antes de se iniciar qualquer trabalho, deve-se, além de pesquisar acerca da instituição, como já mencionado, é altamente recomendável que se visite o acervo em seu local de origem, para que suas reais condições sejam conhecidas, e feito isto, realizar o inventário. Inventariar permite que se tenha ciência de todas as obras presentes naquela coleção evitando, inclusive, que algo venha a se perder, por qualquer motivo.

Ela encerrou a apresentação mostrando diversos exemplos de trabalhos de recuperação de coleções, realizados por ela e sua equipe, em diferentes instituições.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.