Semana de Biblioteconomia


Entre os dias 19 e 23 de outubro de 2020 ocorreu a Semana de Biblioteconomia da ECA/USP que pela primeira vez em seus 14 anos, ocorreu inteiramente de forma virtual.

Esse ano houveram 6 palestras, 4 oficinas e 4 lives sobre a trajetória de bibliotecários inspiradores. A semana contou com muitos convidados especiais, além de sorteios e uma rifa. 

O ciclo de apresentações começou na segunda feira de manhã com meu tema favorito, o cinema, em uma triste demonstração da realidade do descaso com a Cinemateca Brasileira, o estado atual de seu acervo e como se dava sua conservação. De noite, o tema foi o Plano Municipal do Livro, Leitura, Literatura e Biblioteca e contou uma das participantes na organização do Plano, que o ocorreu em uma reunião no ínicio do ano na Biblioteca Mario de Andrade.

Na terça ocorreu a primeira live do Instagram com o convidado Vagner Amaro, bibliotecário, jornalista, escritor e fundador da Editora Malê. Nesse dia, houveram duas oficinas, a primeira foi sobre o Softwer Livre "OpenRefine" com o bibliotecário Tiago Murakami da Biblioteca da ECA e a segunda sobre Identificação e gestão de coleções bibliográficas. Ambas também ocorreram na quinta feira, com troca de períodos e de tarde a live foi com atualmente internacional bibliotecária Erica Saito.

A quarta foi repleta de conteúdo, a primeira palestra do dia infelizmente por motivos técnicos foi interrompida, mas trouxe um importantíssimo tema de discussão, a "Decolonidade em desenvolvimento de acervos", e no período nortuno o tema foi "Empreendedorismo em Biblioteconomia e o trabalho bibliotecário na Internet", igualmente atual e necessário. Esse dia também contou com duas lives, primeiro a trajetória do bibliotecário Erinaldo Dias, que é também vice-diretor e professor na  Faculdade de Informação e Comunicação na UFG e coordenador do Laboratório de pesquisa em informação antirracista e sujeitos informacionais, o Alaye.

Para finalizar esta belíssima semana, de manhã, a palestra sobre a Lei de Proteção de Dados e por fim, de noite, "Reflexões sobre acervos não convencionais da USP" com as bbliotecárias Analúcia Recine a frente do projeto da tecidoteca da EACH e Marina Macambyra, bibliotecária da Escola de Comunicações e Artes e uma das organizadoras do projeto de divulgação de documentos audiovisuais da ECA.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.