Seminário II “Diretórios Institucionais e Cadastros”


Seminário II “Diretórios Institucionais e Cadastros”

 

Integrantes: Gleice Soares, Juliana Cerqueira e Leonardo Gilly

 

            Essencialmente, o grupo apresentou as definições conceituais, consistindo os diretórios, cadastros ou catálogos em listas de pessoas ou organizações, que fornecem informações diversas. Conforme definição de Cunha (2008) “Diretórios ou cadastros são fontes de informação terciárias [...] e “compreendem conjuntos com informações e dados sobre pessoas e organizações, tais como endereço, produtos e serviços ofertados e outras informações similares”; também, expuseram a história destes tipos de fonte de informação. Cumpre-se observar a riqueza da pesquisa, pois, o tema é bastante abrangente.

            Ao apresentar a concepção do cadastro, a integrante salientou a aproximação conceitual entre este termo e o diretório. Novamente, segundo Cunha (2008), cadastros configuram-se  como um “registro sistemático de informações autênticas sobre entidades, pessoas ou bens, efetuado por instituições públicas ou privadas.” As estruturas, os arranjos de ambos se assemelham a listas com o objetivo de orientar o usuário, o profissional que lida com a informação, descrevendo suas características notáveis referente ao assunto que se cerca.

            O grupo fez uma excelente distinção sobre a tipologia dos diretórios, partindo do suporte, físico ao online com inúmeros exemplos; da lista amarela - atualmente digital aos web-diretórios internacionais e nacionais como o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e o Diretório Brasil de Arquivo (DIBRARQ). Os principais tipos de especialização dos diretório: os educacionais, os comerciais, os oficiais, os profissionais e os internacionais.

            Por fim, a organização sistemática dos diretórios e cadastros - por localização geográfica ou por temática abordada. Ao final da apresentação, o grupo junto a classe relacionou o contexto do Mundaneum aos diretórios e cadastros.

 

Referências Bibliográficas

CUNHA, Murilo Bastos. Manual de Fontes de Informação. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2010

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.