Seminário IV - Controle Bibliográfico e Bibliografias
Postagem realizada em: 23/11/2020 às 20:42:11 - Última atualização em: 23/11/2020 às 20:57:50
Autor: Amanda Oliveira
No último seminário do semestre, o grupo falou sobre Controle Bibliográfico e Bibliografia. O início da apresentação tratou de apresentar o conceito Bibliografia a partir da definição presente do Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, de Cunha e Cavalcanti e, como forma de facilitar a compreensão da turma, o grupo montou uma tabela bastante didática com as principais características do termo a partir de conteúdo, finalidade, época, lugar, nível e método.
Controle Bibliográfico foi definido pelos participantes que também apresentado um breve histórico do processo, explicando que o controle bibliográfico vem sendo utilizado pela humanidade desde o começo da organização da informação como forma de controlar e disseminar o conhecimento de forma eficiente. Outro ponto interessante na apresentação foi a discussão de Biblioteconomia × Controle Bibliográfico, explicando a importância deste para a área da Ciência da Informação, principalmente no momento em que vivemos, quando a informação rápida e precisa tem cada vez mais importância.
A parte final da apresentação foi dedicada à discussão sobre um artigo de 1979 de Edson Nery da Fonseca, que discute o uso da bibliografia dentro da área de biblioteconomia, citando também a análise do autor sobre o campo da bibliometria, dividida por ele entre micro (artigos de periódicos), macro (Biblioteca Nacional) e ultra-micro (citações em artigos). Além do aprofundamento no texto de Fonseca, essa terceira parte também discutiu o termo, seu histórico e sentidos empregados, citando Outlet como um dos primeiros a utilizá-lo, porém sem grande sucesso em sua época. É só mais tarde na história que o termo volta ao uso e com um significado ligeiramente modificado.
Após a apresentação, o professor conversou com a sala sobre mecanismos e softwares que auxiliam na referenciação da produção acadêmica, como por exemplo o Mendeley e o Zotero. Essa foi uma forma de trazer para a atualidade a discussão sobre a relevância cada vez maior da bibliografia e referenciação para a produção acadêmica.