Comentários da aula "Evolução dos Registros Informacionais"
Postagem realizada em: 24/11/2020 às 10:27:55
Autor: Willyam Horcel
Os vídeos apresentam as definições conceituais da informação e sua relação com as fontes primárias, secundárias e terciárias, caracterizando-as em um ferramental importante para o desenvolvimento dos registros informacionais, assim como, para metodologia de análise e curadoria das informações. Tais contribuições propiciam o combate às notícias fraudulentas, a organização dos conhecimentos e o trabalho dos profissionais perante o tratamento de dados.
As fontes informacionais classificam-se em; primárias, contendo principalmente registros novos, interpretação subjetiva dos fatos, no que pautam a observação do referente imediato. Alguns exemplos de fontes primárias citadas são diários, cartas, literaturas (poemas, romances), discursos, fotografias e documentos originais, dentre outros. Uma palavra-chave central para a compreensão da literacia primária é a originalidade. Já, as fontes secundárias dispõem de informações provenientes de registros primários com o cunho de interpretação a partir destas, que direcionam um leitor ou usuário para a fonte original. Tais fontes como base de dados, manuais, enciclopédias, dicionários, as bibliografias, revisões de literatura, catálogos de biblioteca apresentam plano de abordagem definidos, pesquisa e processamento técnico de informações. Por fim, os registros informacionais terciários, que auxiliam a pesquisa de fontes de dados primárias e secundárias. A ideia central desta fonte é a compilação das informações originais e das informações processadas, encaminhando o leitor aos acessos as fontes. Os diretórios e guias bibliográficos ilustram o conceito de fontes de informação terciárias.
Cumpre-se salientar a importância dos critérios de avaliação para qualificar o tratamento das informações, seja do profissional bibliotecário, jornalista, dentre outros. Alguns critérios imprescindíveis para verificação dos registros informacionais constitui-se nos tipos de dados, sua revocação, indexação, cobertura, contexto ambiental e espacial da informação.