Seminário IV “Fontes de dados estatísticos, Almanaques e Fontes de dados geográficos”
Postagem realizada em: 24/11/2020 às 13:45:29
Autor: Willyam Horcel
Seminário IV “Fontes de dados estatísticos, Almanaques e Fontes de dados geográficos”
Discentes: Amanda, Gabriela, Laíza, Silvana.
O seminário temático, apresentou as definições conceituais de fontes de dados estatísticos, geográficos e almanaques. Cumpre-se observar a riqueza da pesquisa e a didática sobre a exposição.
Ao apresentar a concepção de almanaque, o grupo reforçou a característica de periodicidade, geralmente anuais, de suas publicações , que perpassam desde calendários até leituras recreativas; edições especiais de obras seriadas etc. Destaque também para a história dos almanaques, compreendendo o contexto social, desde a tipologia móvel de Gutemberg aos dias atuais representados, por exemplo, pelo Almanaque Abril.
As fontes de dados geográficos contemplam principalmente os atlas e os mapas. Constituem-se em fontes de informação que abrangem física ou cultural de uma temática específica, utilizando-se de recursos iconográficos, estruturas visuais. O público geral ou escolar influencia a disposição do conteúdo. O grupo exemplificou com atlas digitais e físicos-tradicionais. Por exemplo, o Portal de Mapas IBGE, o Atlas da história do mundo e o atlas linguísticos regionais.
Já, as fontes de dados estatísticos, segundo Bernadete Campelo, são “extremamente úteis não somente pelas informações contidas em suas tabelas, mas também pelos mapeamentos temáticos que apresentam [...] No Brasil, as fontes estatísticas mais autorizadas são as publicações do IBGE”. Ou seja, consistem em informações acerca levantamentos específicos, atualizados de acordo com a demanda como anuários, relatórios, boletins periódicos, estudos quantitativos.
Referências Bibliográficas
CUNHA, Murilo Bastos. Manual de Fontes de Informação. Brasília: Briquet de Lemos Livros, 2010
CAMPELLO, B.S; CALDEIRA, P. T. Introdução às fontes de informação. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.