Seminário “Controle Bibliográfico e Bibliografias”


O seminário sobre Controle Bibliográfico e Bibliografias, apresentado pelos discentes Adriana Miranda Martins, Daniel Erick Zaidan e Laíz Colosovski. Expõe a princípio a definição de bibliografia presente no Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, e as principais características do conceito. Neste ponto, o grupo fez uso de uma tabela para facilitar compreensão e mais, trouxeram uma outra perspectiva para reflexão, exposta por Edson Fonseca, a antibibliografia. 

Ao tratar do controle bibliográfico, o grupo expôs sua relevância para a organização da informação, e trazendo seu contexto histórico, fica claro que sua importância existe desde os primeiros registros de informação, anteriormente a formalização do próprio termo/conceito. O objetivo do controle bibliográfico se fundamenta na seleção, classificação, indexação das informações para auxiliar na recuperação das informações.

Adiante, além de tratar das tipologias e as características bibliográficas, o grupo destaca a diferença entre catálogo e bibliografia, onde o catálogo é voltado para o acervo e instituição, diferente da bibliografia, que pode conter registros de todo um país ou buscar  informar todas as fontes sobre um tema. Destaque para os mecanismos de Controle Bibliográfico como o CDU e CDD.

Um ponto em evidência na apresentação foi a discussão sobre controle bibliográfico X biblioteconomia, ressaltando a importância da informação para o conhecimento. Por fim, o grupo trouxe reflexões essenciais sobre o fazer bibliotecário e a relevância das diretrizes e normas objetivando o acesso uniforme às informações.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.