Apontamentos do Seminário sobre Controle Bibliográfico e Bibliografias - Noturno
Postagem realizada em: 30/11/2020 às 04:56:29
Autor: Juliana Santiago
Hoje, dia 23/11 foi apresentado o quinto Seminário da disciplina de Recursos Informacionais I com o tema “Controle Bibliográfico e Bibliografias” e apresentado por Adriana Martins, Daniel Zaidan e Laiz Colosovski.
O grupo iniciou nos apresentando a definição de Bibliografia de acordo com o Dicionário de Biblioteconomia e Arquivologia, ou seja, é um documento cuja finalidade é reunir, descrever e classificar vários outros documentos como forma de facilitar o acesso aos mesmos. Em seguida foram apresentadas as principais características das bibliografias, de acordo com seu conteúdo, tipo de material, época, lugar, nível e método de agrupamento.
A apresentação prosseguiu com uma breve história do controle bibliográfico e ressaltou a sua importância (e como a biblioteconomia a primeira a reconhecer tal fato). Em seguida foi pontuado que a diferença entre catálogos e bibliografia se dá pelo nível de abrangência de cada, sendo os primeiro com possibilidades maiores, podendo ser até globais (antes das tecnologias mais avançadas essa era a intenção das antigas bibliografias). Essa parte do trabalho é finalizada com definição formal de “Controle bibliográfico” pelo mesmo dicionário, o significado menciona que esse termo indica um sistema de organização de registros documentais bem como sua manutenção. É interessante ressaltar que os Sistemas de Classificação “CDD” e “CDU” são ótimos exemplos de base de organização de um controle bibliográfico.
Em seguida o grupo apresentou um conceito muito interessante, o da “antibibliografia”, um termo cunhado por Fonseca (1979) como forma de tirar o aspecto técnico da biblioteconomia e torná-la essa importantíssima área uma ciência para além dos livros, fato que hoje em dia se fez uma questão indiscutível quanto a sua necessidade já que diversos tipos de documentos têm surgido e criado novos desafios para os profissionais da informação. E nesse sentido, outro ponto trazido pelo seminário foi a classificação bibliométrica e como essa é indispensável frente a explosão informacional em que vivemos. As divisões são, “ Micro-bibliometria ”, ” Macro-bibliometria ” e ” Ultra-micro-bibliometria ”. Sendo que a primeira abrange artigos e periódicos, a segunda, a Bibliografia Nacional e a última, citações em artigos.