Bases de Dados- Aula de introdução e desafios
Postagem realizada em: 19/04/2021 às 09:32:35 - Última atualização em: 19/04/2021 às 17:24:38
Autor: Thalia Silva
A horizontalização das relações humanas se deu por amplificação das redes de comunicação e a era da explosão informacional. A sociedade mudou as maneiras de se relacionar pois, na internet não existem mais filtros para que sejam explanadas as opiniões. Por outro lado, as pessoas podem ter acessos às bases de dados com arquivos e informações que são relevantes para a vida e para adquirir conhecimento.
Com esta revolução, surgem outros desafios, pois mesmo que exista a possibilidade de qualquer pessoa acessar, a verdade é que estes ambientes ainda são muito elitistas e é necessário que as desigualdades sejam combatidas, pois nesse contexto, as dificuldades ficam escancaradas. A internet possui suas vantagens e desvantagens. As bases de dados representam uma nova maneira da atuação do bibliotecário, já que os grandes buscadores exigem que exista inovação nas maneiras de indexação. Por outro lado, isto está sendo regulado pelas grandes empresas que possuem o monopólio, e o consumo é regulador quase total das relações que possuímos virtualmente.
O mundo vêm se adaptando a estas novas maneiras de interagir e se relacionar. A ascensão da web em todos os seus âmbitos e com a democratização crescente do acesso, demonstram que um novo futuro de relações humanas e acesso a informação está sendo delineado. Por outro lado, nós seres humanos temos sido moldados de acordo com estas exigências que o mundo moderno exige. Quando se olha para o contexto geral, é perceptível que a profissão do bibliotecário está em mudança para adaptção deste novo contexto.
É urgente que se pense nas maneiras de regular os acessos e as maneiras de filtrar o que é verdade ou não, pois recentes acontecimentos demonstram que talvez até a democracia esteja em risco. Também é necessário que se pense nos limites do consumo dentro do ambiente web. O que surgiu nos anos 2000 como revolução e como maneira de debater conhecimentos vêm se tornado apenas um grande shopping virtual onde grandes empresas vendem os nossos dados e disputam a atenção do consumidor que também é a mercadoria.
As bases de dados são quase que grandes catálogos, que podem ser acessados gratuitamente ou pago, e a disciplina irá abordar grande parte deles no decorrer do semestre.