Aula 1 (19/04) : Desafios do contemporâneo hiperconectado e suas influências no currículos da graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação
Postagem realizada em: 19/04/2021 às 16:12:06 - Última atualização em: 19/04/2021 às 16:13:38
Autor: Marina Haussauer

Por ser a aula de apresentação da disciplina, tivemos um grande (e denso) panorama dos temas que serão tratados com mais rigor e detalhes durante o semestre. Entre os tópicos trabalhados na aula de hoje, irei focar nos slides e informações passadas pela professora durante sua exposiçao do conteudo contido na apresentação intitulada "Os desafios do contemporâneo hiperconectado e suas influências no currículos da graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação. "
A professora iniciou sua palestra com uma linha do tempo sobre a informática e o surgimento das bases de dados. Antecedida pelos microcomputadores (Macintosh Apple foi lançado em 1984), a internet originou-se na ARPANET (EUA), em 1970, com uso apenas militar. Em 1985, passa a englobar agências civis do governo e redes de universidades, e em 1987 é liberado seu uso comercial no país; entretanto, é possível dizer que sua popularização ocorreu a partir da década de 90, com a elaboração da World Wide Web, criada por Tim Berners-Lee. Esses foram os primeiros passos do inicio de uma democratização do acesso à informatização pelos usuários dessa novidade, tornando-se atualmente uma rede de informações bastante poderosa, imensa, indispensável e dinâmica.
No caso do Brasil, a partir de 1996, a Internet brasileira passa a ter suas "redes de transporte" próprias. Mas só em 2014, o chamado Marco Civil da Internet (Lei nº 12.965/14) foi implementado, sendo a lei que regula o uso da Internet no Brasil.
Podemos dizer que é na década 90 que ocorre o “boom” dessa extraoridnária tecnologia, com o desafio de enfrentar a transição da cultura do analógico para a cultura digital. Essa última passou a ser mais relevante, em todas as instâncias da nossa vida, surgindo assim a cibercultura, as contas de e-mail, uma sociedade em rede, comunidades virtuais, e a preocupação com a inclusão digital. Nesse período ocorre também a ascensão das plataformas Wikis, que possuem uma ferramenta de edição que permite às pessoas trabalharem de forma colaborativa. A mais famosa, é a Wikipédia, uma enciclopédia online livre, escrita ao redor do mundo por várias pessoas.
Século XX
No século XX grandes conglomerados (Apple, Google, Microsoft, Amazon, etc.) de tecnologias se estabelecem, e assim crescem plataformas e conectividades, surgindo os conceitos de mobilidade, impermanência, cultura de convergência, entre outros. Importante também cita a eclosão dos Streamings (vídeos e músicas disponibilizados em plataformas como o Netflix e Spotify) e decadência dos negócios da mídia tradicional.
A partir de 2014, há um aprofundamento da Internet das Coisas e surgimento do 5G, levando o termo hiperconectividade a uma expansão nunca vista (ou talvez imaginada). Mas tudo tem seu lado negativo - há uma coroação e monopólio das mídias sociais, o desgoverno das informações, a insegurança nos dados, a “venda” de privacidade que torna tudo bem mais perigoso.
Ter todo mundo falando sobre tudo é bom e ruim, pois podemos encontrar conteúdos de muita qualidade e também falácias e fakes news, necessitando assim a intensificação da verificação de fontes, levantando até movimentos de judicialização das redes sociais (organização de uma lei geral de proteção de dados, por exemplo) e o questionamento dos monopólios.
A professora discutiu também sobre os desafios para a indústria da CI e as mudanças dos grupos editoriais, que têm desviado o foco das assinaturas das bases de dados para focar na análise das informações já publicadas. Duas empresas foram citadas: Clarivate Analytics (que promove tendências para acelerar inovação. Proprietária da Web of Science) e a Elsevier ( que contribui com instituições para assistir à saúde e à ciência, visando melhorias).
Curiosidade e opinião
Uma das curiosidades dita em aula, foi uma de que o Google recupera apenas 25% do que existe na internet. Os outros 75% estão localizados na Deep Web.
Os professores se mostraram cautelosos e bastantes preocupados em nos mostrar os pontos impressionantes e positivos da evolução da tecnologia e também os problemas decorrentes da globalização do acesso e da supremacia das redes sociais.
Foi uma aula bastante interessante, densa e um carro abre-alas (como a professora mesmo disse) para esse semestre de 2021.