Informação do período pré-internete ao Futuro-Agora


A apresentação da disciplina passou um panorama geral dos tópicos a serem estudados durante o semestre. Enquanto a primeira parte da matéria se tratou de recursos infromacionais analógicos, esta parte tratará dos digitaisa: indo desde o surgimento dos primeiros computadores pessoais até os dias atuais, com as novas tecnologias digitais como a Internet of Things e o Big Data

Na década de 1980, oas microcomputadores chegam ao mercado, gerando uam informatização significativa da sociedade, com mais facilidade de acesso à informação e acesso a editores de texot e dados. É só na década seguinte, no entanto, que a circulação de informação começa a se expandir logaritmicamente, com o surgimento da internete.

Uma coneção mundial em rede permite o desenvolvimento de novas relações sociais e recursos de informação: a formação de uma cultura e comunidades prórpias do mundo digital, a interação por meio de personas ou avatares anônimos, uma dinâmica de recebimento da informação de forma imediatista e a criação de plataformas de proução coletiva de conhecimentosm as wikis.

Na primeira década so Século XXI a internete passa a ser marcada pela influência quase monopolista das grandes empresas de tecnologia, especialmente por meio das mídias sociais. Um os marcos principais desse período foi o início da comunicação de muitos a muitos, a facilidade de produção de conteúdo, o protagonismo da imagem no trânsito da informação, a distribuiação de conteúdo por streaming e a impermanência, passo adiante do imediatismo.

Já a partir da década de 2010, destacam-se novas tecnologias, que reconfiguram a forma da informação digital. É, sobretudo, a conectividade a todo o tempo, a dificuldade de alguém estar completamente desvinculado da internet e das tecnologias da informação. Novos conceitos importantes nesse período são o Big Data, a Inteligência Articifical, o Machine Learining e o Internet of Things, além da consolidação do poder das mídias sociais, o influxo das fake news, e o embate da produção científica paga contra o Open Access, ou a Open Science.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.