Aula 1 - Introdução à Recursos Informacionais II e Palestra IBICT
Postagem realizada em: 21/04/2021 às 14:57:36 - Última atualização em: 21/04/2021 às 15:04:57
Autor: Júlia Carvalho
Aula 1 - Introdução à Recursos Informacionais II e Palestra IBICT
Dia 19 de abril de 2021 - turma do noturno pelo Google Meet
Profa. Brasilina Passarelli e Prof. Marcelo Krokoscz
Apresentação da disciplina e do cronograma de atividades
Inicialmente foi detalhado as etapas das atividades a serem desenvolvidas no semestre, ou seja, a formação dos grupos de trabalhos para os seminários temáticos, onde escolhemos a temática e ordem de apresentações. Além da criação individual para o blogs, através das postagem semanais de conteúdos, como também o programa da disciplina prevê escrita de resenhas. Por fim, as aulas dão suporte teórico para a construção de um manual de bases de dados.
Referencial teórico - Bases de dados
É possível afirmarmos que a internet é o núcleo comum da disciplina de Recursos Informacionais II. Desse modo, começamos a refletir sobre o paradigma do computador pessoal, com a datação do ano de 1984 através da publicidade da Apple, no lançamento Macintosh, microcomputador pessoal. Em suma, o microcomputador pessoal foi percursos da descentralização e articulação que promoveram potencialidades no processo do conhecimento autônomo, mas também ocasionaram novos desafios do contemporâneo hiperconectado, que são questões de interesse da área da Biblioteconomia e Ciência da Informação.
O referencial teórico, já incitado para a primeira aula tem como conceitualizar os termos Internet, Buscadores, Bibliotecas Virtuais, Open Archives e Wikipédia, no processo de recuperação da informação, bem como na caracterização dos processos de recuperação da informação nas principais bases de dados, no decorrer da disciplina.
- Recomenda-se a consulta da síntese das fontes, através do conteúdo de cada seção disponível no Nexus.
Palestra IBICT - O Futuro-Agora e os Desafios do Contemporâneo Hiperconectado nos Currículos da Graduação em Biblioteconomia e Ciência da Informação
Palestra da Professora Brasilina Passarelli
1984 - Lançamento do Microcomputador Pessoal
Apple 1984 Ad Commercial - Original Recording from The Day It First Aired
Em 22 de janeiro de 1984, o Macintosh era lançado com um comercial clássico que até os dias de hoje é visto como o anúncio do século. A simbologia que está presente no comercial, como também a história da empresa foram com certeza bases para a revolução da Internet. No entanto, o poder embutido está sobretudo no recurso do hipertexto que permite a conectividade de informações. Esta ferramenta possibilitou o acesso à informatização de ações dos editores de texto e das planilhas.
A Apple mostra os pontos fortes do revolucionário Macintosh 128K.
1994 - A revolução da internet chega ao Brasil
Information R/evolution - Michael Wesch
Os desafios da transição da cultura do analógico para a cultura digital em todas as instâncias da vida humana, adicionaram um novo olhar para todas as áreas da vida humana e também gerou uma transição cultural no âmbito mundial. Dessa maneira a característica da informação sofreu mudanças, isto é, adicionando conceitos do digital para a forma que nos comunicamos. Além disso, podemos citar que houve o favorecimento da cooperatividade na produção do conhecimento humano, afetando não apenas as relações sociais, mas também a dualidade na relação emissor-receptor.
O futuro não é o que você pensa que é
Para reflexão dessa temática é possível obter mais leitura sobre o assunto, com as referências:
- Sociedade em Rede • Manuel Castells
- Inteligência Coletiva • Pierre Levy
- Comunidades Virtuais • Howard Rheingold
- Personas • Sherry Turkle
2004 - Protagonismo dos Grandes Conglomerados de Tecnologia: FAAMG
Vale ressaltarmos a existência do GAFAM ou FAAMG, que é o acrônimo para denominar os grandes conglomerados de tecnologia, ou seja, Google, Apple, Facebook, Amazon e Microsoft. Juntas são cinco grandes empresas dos Estados Unidos da América, estas empresas dominam o mercado digital, propiciando benefícios de inovação para o mundo e juntamente com problemas que impactam a vida humana na terra. Dentre estes, podemos mencionar o problema na segurança de dados e no uso dos dados para fins políticos.
Para reflexão dessa temática é possível obter mais leitura sobre o assunto, com as referências:
- Cultura da Convergência • Henry Jenkins
- Modernidade Líquida • Zygmunt Bauman
- Literacias de Mídia e Informação (UNESCO Media and Information Literacy MIL)
Os cinco grandes: maiores aquisições por empresa de tecnologia
2014 - IoT Inteligência Artificial Big Data
Breve menção da revolução da Inteligência Artificial, bem como conceitos atrelados as transformações emergentes desse espectro.Nesse sentido, faço a indicação de duas referências:
Como funciona a inteligência artificial => Este guia apresenta de maneira simples, uma série de explicações curtas para ajudar qualquer pessoa a entender o que é IA, como ela funciona e como está mudando o mundo.
Lista celebra mulheres líderes que moldam o futuro da Inteligência Artificial => Lista de 35 mulheres líderes de negócios excepcionais de 12 países que estão utilizando inteligência artificial para impulsionar a transformação, o crescimento e a inovação em diversas indústrias.
Para reflexão dessa temática é possível obter mais leitura sobre o assunto, com as referências:
2014 - Desafios para a Indústria da Informação e Ciência da Informação
Por fim, a Brasilina destaca que devemos nos atentar para a mudança dos grandes grupos editoriais de publicações científicas que estão se desenvolvendo nos últimos anos, dando ênfase para a análise das informações, ou seja, para a análise de dados do que é publicado. Nesse sentido, as assinaturas não são só para acesso das bases de dados e publicações das revistas científicas, mas sobretudo para a análise dos mesmos e atualização das análises de modo eficiente e rápido.
2024 - Futuro-Agora nos currículos
Após um ano de pandemia devido a Covid-19, não podemos deixar de mencionar o fato da pandemia ter em menos de um mês mudado abruptamente o estilo de vida mundial. Portanto, quando refletimos a respeito da nossa formação, especificamente para aplicação de novos currículos de Biblioteconomia e Ciência da Informação, embutidos com a ideia da necessidade de formar também profissionais aptos a exercer, neste contexto que visa os próximos anos. Acredito que os conceitos de ciência de dados, análise de informação, consultoria para licenças copyright e copyleft, arquitetura de sistemas de informação, segurança de dados e o pensamento computacional, estarão cada vez mais próximos do nosso ambiente de trabalho e estudo. Tendo em vista que algumas dessas áreas já são desenvolvidas por profissionais da Biblioteconomia e Ciência da Informação.
Por Júlia Lopes da Costa Carvalho