Recursos informacionais II - Aula I: Hiperconectividade e a enxurrada de informações e devaneios próprios ¹


A primeira aula de Recursos Informacionais II apresentou o curso, seu cronograma e os temas a serem abordados em aula. Fora abordado o objeto de estudo da disciplina, a Internet, seu histórico de desenvolvimento e futuro, entrelaçando a temática com o desenvolvimento socioeconômico e cultural.

A abordagem do tema, trazidos pelos docentes Marcelo e Brasilina Passarelli, iniciou na década de 80, mais precisamente em 1984, com o lançamento do computador pessoal criado pela Apple - o Macintosh. Fica claro que este foi o início de um processo de comercialização desta nova tecnologia ao público comum, fora da área militares/pesquisadores. Passando para a década de 90, há menção a revolução da internet e as transformações e impactos causados por essa a nível social e econômico -sendo destaque a formulação de teorias e linhas de estudos com enfoque nesta área, como a cibercultura. Já nos anos 2000, os temas abordados giram em torno da existência de grandes conglomerados voltados a tecnologia e seus monopólios sob esta área, preocupação com a democratização do acesso a internet e a reformulação de indústrias existentes como é o caso da indústria musical.

Partindo desta fase mais consolidada da internet, é abordado o atual momento e o futuro desta tecnologia, é válido a menção a questão das fake news, inteligência artificial e big data, sendo relevante destacar a influência que está causa ou pode causar para a formação do profissional da informação, em específico o bibliotecário. Além disso outros subtemas foram abordados e devem ser explicitados ao longo do semestre para todos os temas aqui citados. 

A nível pessoal, a aula me recordou de algumas referências relacionadas com a temática - podendo ser relevantes ou não passa a disciplina. Exemplo:

A música de Macintosh Plus (??????420 / ???????? Risa Furanku 420 / Gendai no Konpy?" [Lisa Frank 420 / Computação Moderna])

https://youtu.be/_4gl-FX2RvI 

O que me fez pensar sobre a influência do lançamento do Macintosh na cultura e como mesmo algo aparentemente distante como a música em si (não apenas ndústria musical) foi de certa forma revolucionada por esse lançamento. Admiradores do Vaporwave agradecem.

Este curta-documentário brasileiro sobre Internet of Things. "Internet das coisas: futuro de um mundo hiperconectado" https://youtu.be/fh-dF0nNnLg

Breve, mas direto. Não responde muita coisa, mas traz algumas questões que estão em pauta atualmente - como a questão de privacidade e inteligência artificial. Aparentemente a Apple acertou na referência a 1984, a existência de câmeras de vigilância e de reconhecimento facial interconectados e em diversas áreas para proteção do material privado é bem assustador. 

E fica naquilo, segurança ou liberdade? O que me lembra a cena de "A King in New York" (1957) - em que um garoto questiona a liberdade de ir e vir do homem (possível, até hoje, APENAS COM O PASSAPORTE! - mas por questão de segurança). Coisas que nós não questionamos mais, seja por conformismo ou por acreditar ser a melhor opção (pra quem? Eu não sei, não estudo a área, só veio o questionamento).

E o terceiro e último devaneio relacionado a aula traz o documentário, já velho para o mundo da internet, "Steal this film"  (parte 1 e 2 - youtu.be/2SaMXw3hPtQ). Ótimo filme, que aborda principalmente a questão de direitos autorais,  democratização de acesso a cultura, industria tecnológica e cinematográfica.

 

 

Referência

Wikipedia - pt.m.wikipedia.org

 

 

¹ Observação: em memória dos blogs dos anos 2000 e em concordância com a estética Nexus, fica aqui uma postagem em seu formato cheio de hiperlinks bagunçado, confuso e íntimo. Ah, e seja um pirata! Apóie a pirataria! (https://youtu.be/8kaDHfmss3o)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.