Recursos Informácionais sob o olhar da WEB.
Postagem realizada em: 26/04/2021 às 19:33:10
Autor: Henrique Fernandes
Na aula inaugural do segundo semestre da disciplina de Recursos Informacionais, ministrada em 19 de Abril de 2021, apresentada pela professora Brasilina e mediada pelo professor Marcelo, fomos apresentados ao novo objeto de estudo desse semestre: os recursos informacionais digitais.
Criada na década de 80 com raizes em um projeto de comunicação governamental estadounidense, a World Wide Web se tornou hoje o principal meio de comunicação e de busca de informações. Com potêncial para armazenar muito mais dados do que seria possível no plano físico, a internet possui inúmeros repositórios informacionais que são as bases de dados.
Bases de Dados são repositórios digitais onde podem-se encontrar conjuntos de dados inter-relacionados, organizados de forma a permitir a recuperação da informação. Armazenadas por meios ópticos ou magnéticos como discos e acessadas local ou remotamente.
O principal objetivo dessas bases é garantir aos usuários acesso a informação atualizada e organizada, promovendo a disseminação da produção ciantífica cada vez mais ampla nos tempos hodiernos.
Existem várias bases de dados disponíveis na internet. Algumas são gratuitas, como a base de dados econômicos do IPEA e a Scielo de artigos científicos, enquanto outras são pagas como a Reuters.
Enquanto eu trabalhava na biblioteca da Fundação Getúlio Vargas de São Paulo, tive contato com algumas delas, tendo a oportunidade de fazer cursos para aprender a utilizar algumas delas como a própria Reuters e a Web of Science.
Espero que as aulas desse semestre me tragam uma nova visão sobre a participação dos bibliotecários na construção destes acervos tão importnates para a atualidade.