Aula-Palestra: Principais Bases de Dados das Ciências da Saúde e das Ciências “Duras”


A aula-palestra do dia 26 de abril de 2021, apresentada pela Prof.ª Dra. Elizabeth Adriana Duzdiak, teve como tema as principais bases de dados das áreas das Ciências da Saúde e das Ciências Duras.

A palestrante é técnica da AGUIA, a Agência USP de Gestão de Informação Acadêmica, e também é representante da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) no Brasil na área de Information Literacy.

A apresentação foi dividida nos seguintes tópicos: introdução à comunicação científica; catálogos, metabuscadores e bases de dados; classificando a ciência; e principais fontes de informação das áreas das Ciências da Saúde e das Ciências Exatas e da Terra.

Os primeiros tópicos que foram abordados permitiram uma introdução às bases de dados e outros assuntos relacionados, como comunicação científica, catálogos e áreas de conhecimento. É importante ressaltar os breves históricos mostrados, tanto da comunicação científica quanto dos índices e bases de dados, que demostram a evolução e desenvolvimentos destes ao longo do tempo. Outro ponto fundamental apresentado foi a definição dos conceitos de catálogos, bases de dados e metabuscadores, que são termos que geram confusão até mesmo para profissionais da área da informação. Além disso, a palestrante frisou a existência dos diversos tipos de classificações de áreas do conhecimento.

O acesso à informação também foi outro tema bastante discutido, principalmente, as bases de dados e outras ferramentas que são assinadas pela USP, e como os alunos conseguem obter esses serviços, além do portal de periódicos da CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

A partir disso, foram apontadas algumas bases de dados de Ciências da Saúde, como, por exemplo, Embase, Medline, BVS, e Primal Pictures. E exemplos de bases de dados em Ciências Exatas e da Terra, como ACM Digital Library, Mathscinet, IOP Science e Geosicence World.

Dentre as bases de dados de Ciências da Saúde que foram apresentadas, uma que chamou a atenção foi a UpToDate® que é denominada como uma ferramenta de “beira de leito”, pois ela é um recurso de apoio à decisão clínica baseada em evidências. Dessa forma, através dessa ferramenta os médicos podem tomar melhores decisões em seus atendimentos.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.