Aula 3 (03/05) - Principais Bases de Dados das Humanidades, Ciências Sociais e Ciência da Informação


A aula de hoje foi uma palestra interessante com a profissional da informação Marina Macambyra, bibliotecária de referência da ECA e uma grande conhecedora de bases de dados referentes às humanidades, Ciências Sociais e CI.

Ela direcionou sua apresentação para nos mostrar bases de dados assinadas pela CAPES e USP que podem ser acessadas através do VPN da universidade, recurso extremamente necessário (ainda mais em tempos de pandemia e sem acesso à bibliotecas físicas).

Dentre as vantagens de acessar bases de dados para realizar pesquisas, podemos citar o fato de que dessa forma nos permitimos melhor consciência e confiança na recuperação da informação sobre os conteúdos, ferramentas, do que no Google, por exemplo, pois esses ambientes são mais controlados e filtram melhor as publicações e fontes. 

A apresentação se pautou em apresentar uma pequeno resumo sobre algumas bases de dados pagas, principalmente. Selecionei algumas das que foram apresentadas, que descrevo abaixo:

 

Art Full Text


A base possui mais de 300 títulos de revistas desde 1995 e 600 títulos desde 1984, com as edições mensais/anuais dessas publicação disponíveis na base. Possui também dissertações e quase 200.00 reproduções de arte (mas há problemas na recuperação, segundo a palestrante). Os temas encontrados são, po exemplo, artes visuais, arte popular, arquitetura, estudo de museus, fotografia, cinema e história da arte. 

 

Business Source Complete 

 

Com cobertura abrangente de 1200 títulos desde 1886, a base trata de temas como administração, negócios, relações públicas e comunicação empresarial. Há textos completos sobre dados financeiros, livros, monografias, conferências, estudos de caso, relatórios de pesquisa de investimento, relatórios de pesquisa de mercado. 

 

ISTA - Information Science & Technology Abstracts 

 

Considerada uma das principais bases de dados das áreas de Ciência da Informação e Biblioteconomia, ela reúne 450 títulos e possui relatórios de pesquisa, livros e trabalhos de eventos. Dos temas que podem ser encontrados temos: Bibliotecas Digitais, Catalogação, Estudo de Usuários, Gestão da informação, Gestão de Coleções, Gestão do Conhecimento, Indexação, Sistemas de Informação, entre outros.

 

MLA 

 

É uma base de dados referencial com 2 milhões de registros nas áreas de Linguística, Literatura e Folclore. Indexa artigos de periódicos, monografias, livros, teses, trabalhos de congressos e conferências.

 

RILM 

 

O RILM é uma base de Artes Musicais e Etnomusicologia, que inclui citações, documentos históricos, resumos e índices, com mais de 540.000 registros sobre música popular, música clássica, entre outras. Aparecem diversos tipos de documentos, como livros, artigos de periódicos, dissertações, gravações de áudio e imagens. 

 

Scopus 

 

Mantida pela Elsevier, essa base se autodenomina como multidisciplinar, com mais de 23.000 títulos de mais de 5000 editoras. Por meio dos mecanismos de busca, é possível encontrar as informações sobre artigos e revistas, com métricas de citações (muito são úteis para comparar a visibilidade dos pesquisadores e duração de suas carreiras), trabalhos de eventos e ebooks. 

Foi comentado também sobre o boicote à Elsevier que está sendo feito por algumas universidades ao redor do mundo devido à sua política de acesso e publicação, que cobra caro para publicar os autores e conceder o acesso aos pesquisadores. 

 

Projeto MUSE

 

O Projeto MUSE disponibiliza conteúdo de ciências humanas e sociais para a comunidade acadêmica. Desde 1995, as coleções de revistas desse projeto apoiam uma ampla gama de pesquisas em bibliotecas acadêmicas públicas e escolares em todo o mundo. Possui textos completos, de muitas revistas acadêmicas das principais editoras universitárias.

 

Projeto Gutenberg

 

É um projeto para digitalizar, arquivar e disseminar obras através da digitalização de livros. Nasceu em 1971 e é considerada a mais antiga biblioteca digital. A maioria dos itens no seu acervo são textos completos de livros em domínio público. 

 

A bibliotecária também falou sobre as bases de dados que faltam para os cursos oferecidos pela ECA, como base específicas para comunicação, turismo, artes cênicas e cinema.

 

Na finalização de sua palestra, ela mostrou alguns exemplos de pesquisa na base EBSCO, Music Online e na Jstor, dando dicas de como utilizar filtros e palavras-chaves, nos trazendo vários exemplos de algumas buscas e como os resultados são recuperados nessas bases. 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.