Aula 2 - Principais Bases de Dados das Ciências da Saúde e das Ciências Duras
Postagem realizada em: 04/05/2021 às 10:03:38
Autor: Henrique Coleone
A segunda aula do curso contou com a convidada Elisabeth Adriana Dudziak. Formada em Biblioteconomia pela ECA/USP, também fez mestrado em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes no ano de 2001 e, posteriormente, um doutorado em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP.
Em sua apresentação, a Dra. Elisabeth introduziu conceitos sobre sua área de estudo, destacando as Bases de Dados das Ciências da Saúde e das Ciências “Duras”. Durante a década de 1980, as bibliotecas da USP passaram a ter uma relação com bases de dados bibliográficos com a chegada de "softwares" e disquetes. Na atualidade, a relação se dá através de assinaturas bastante caras.
Foram apresentados catálogos e bases de dados nas ciências da saúde e nas ciências "duras". A primeira delas foi a Embase, na área da saúde. Outras bases são a BVB (Biblioteca Virtual em Saúde), Medline, UpTodate, etc. Já as mais utilizadas nas ciênicas "duras" são: a Chemical Abstracts (abrânge a a´rea da química e ciências da terra), MathSciNet (contém literatura e periódicos na área da matemática), GeoRef (base dados na área de Geociências), etc.