Redalyc, a base de dados de humanidades latinoamericana
Postagem realizada em: 04/05/2021 às 20:51:02 - Última atualização em: 04/05/2021 às 20:55:05
Autor: Felipe Sanches

O Sistema de Informação Científica Redalyc (Red de Revistas Científicas de América Latina y el Caribe, España y Portugal) é uma base de dados multidisciplinar de acesso aberto com foco nas ciências sociais e humanidades, mantida pela Universidad Autónoma del Estado de México. Foi criada em 2003 com o intúito de dar visibilidade, consolidar e melhorar a qualidade editorial da região latinoamericana -- é, portanto, um ator importante a ser considerado, no cenário editorial científico contemporâneo, dominado pelas editoras europeias e estadunidenses, que mantém bases de dados de acesso pago.
A base indexa 1.368 revistas, de 673 instituções acadêmicas, representando 26 países e totalizando 679.114 artigos. É possível navegar, diretamente da página inicial, por área do conhecimento, por institição e por país. Cada entrada leva à uma página que mosta alguns indicadores, seguido da lista completa de revistas indexadas dentro dos termos da busca, é possível, ainda, aplicar alguns filtros para refinar a busca. Os indicadores são porcentagem de artigos externos, porcentagem de artigos com co-autoria externos, fator de internacionalização, esforço editorial, média de semanas entre aceitação e publicação, países com mais autores, países de co-autoria e download de artigos por países. Ainda pode-se entrar em mais indicadores, que entre uma série de outras coisas, é exibido o número de artigos dentro da busca, o número de países que publicaram estes artigos, o número de instituições representadas, e o número de revistas. Há, ainda, uma núvem das palavras mais utilizadas nos artigos apresentados na busca.
Cada revista também tem sua própria página que pode ser acessada, que apresenta o logo da revista e de sua instituição acadêmica, ISSN, peridiocidade, tema, nome da instituição, país da instituição e os mesmos indicadores previamente mencionados. Abaixo, pode-se escolher a edição da revista por ano, levando à exibição dos artigos daquele volume. Cada entrada de artigo contém nome, autores, link para visualização em uma série de formatos (online, pdf, html, leitura no celular e ePUB). Interessante destacar os botões, em cada entrada, para compartilhar o link do artigo no Tweeter e no Facebook.
É possível, ainda realizar busca simples por palavra chave, título, DOI ou texto completo, optando por filtrar por artigo, autor, revista, disciplina, instituição e país. O site não disponibiliza uma ferramenta de busca avançada. Ao realizar uma busca, pode-se filtrar os resultados por ano, idioma, disciplina e país.
https://www.redalyc.org/home.oa
https://www.redalyc.org/redalyc/acerca-de/mision.html