Aula-palestra: Principais Bases de Dados das Humanidades, Ciências Sociais e Ciência da Informação
Postagem realizada em: 05/05/2021 às 22:48:47
Autor: Laiza Silva do Carmo

No dia 03 de maio de 2021, tivemos uma aula-palestra sobre Principais Bases de Dados das Humanidades, Ciências Sociais e Ciência da Informação, a palestrante foi Marina Marchini Macambyra.
Macambyra é bibliotecária de referência da Biblioteca da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, trabalha na biblioteca desde 1982, a sua principal área de atuação é a documentação audiovisual, Marina é formada em biblioteconomia pela mesma instituição.
Durante a aula-palestra além de apresentar as principais bases dados assinadas pela USP e pela CAPES, foram demonstrados os pontos importantes da necessidade de utilização dessas bases de dados, visto que elas geram um custo para universidade. Sendo assim Macambyra explicou sobre a confiabilidade e autenticidade do conteúdo entregue pelas bases de dados, o modo de funcionamento das ferramentas e como fazer o acesso aos ambientes, uma vez que, algumas bases de dados só podem ser abertas com o VPN (Virtual Private Network) da universidade.
Lembrando que todas as bases disponíveis pela Universidade de São Paulo podem ser visualizadas a partir do site da Agência USP de Gestão da Informação Acadêmica (AGUIA) em Bases de dados.
A base de dados que mais me chamou a atenção foi a Scopus que tem como editora a Elsevier, uma das maiores editoras de publicações científicas do mundo.
Sendo uma base de dados multidisciplinar a Scopus abrange temas como religião, agricultura, direito, ecologia, física, veterinária, bioquímica, entre outros.
A base de dados possui mais de 46 milhões de registros, 70% com resumos, atualizados semanalmente, além de possuir mais de 23 mil títulos de revistas, parceria com diversas editoras no mundo e publicações de e-books.
Com um sistema de busca intuitivo é possível criar mecanismo de descobertas, facetas e refinamentos.
Na base da Scopus você pode encontrar informações de artigos, revistas, métricas de impacto, citações, referências de diversas áreas.
Muito enriquecedor conhecer um pouco mais da base de dados Scopus. Você conhecia essa base de dados?