Seminário : Diretórios e Cadastros

Grupo: Filhos de Narcisa

Componentes: Fábio /   Geni  / Otávio e Robson

Comentários:

Em princípio o grupo define os termos chave, cadastro e diretório, traçando sua a singela distinção entre ambos. Enquanto os cadstros são listas de pessoas ou instituições, o diretório é um guia que deriva-se de um cadastro.

No entanto é importante ressaltar que não é uma mera lista desestruturada, ao contrário, pelos materiais expostos, e a complementação didática da professora, percebemos que taifs fontes de informação possuem forma e conteúdo definidos.

Quanto à forma, estão organizados em ordem alfabética, com inserções geográficas ou temáticas, que por sua vez podem se subdividir na esfera governamental em estadual, federal ou internacional. Estruturalmente possuem um sumário, indicação d epúblico -alvo (explícita ou implicitamente), propósito, modo de funcionamento, organização e abrangência informacional.

Já o conteúdo, está voltado para um público especializado e com finalidades específicas. As obras de referência mostradas no seminário, auxiliaram para ilustrar algumas distinções temáticas de cadastros. Havia balancetes, cadastros estatísticos da área de Saúde, Lista de instituições portuguesas e ainda um cadastro com dados do SEADE.

Outro importante fator levantado foi o peso da autoridade d euma instituição ao publicar uma fonte informacional. Muitas vezes, o que dará garantia para a confirmação e veracidade de dados será o estofo institucional.

Os principais exemplos de instituições de renome, responsáveis por publicações de cadastros estaduais, nacionais e internacionais citados na apresentação foram: SEADE (Sistema Estadual de Análise de dados) IBGE (Intituto Brasileiro de Geografia e Estatística e ONU (Organização das Nações Unidas).

Mesmo com a breve apresnetação o grupo consegui elencar os princiapsi pontos da temática dos diretórios, além de esbanjar criatividade em sua nomeação.

 

 

     


© 2017 - 2025 by NeoCyber.