Aula 5 - Das Bases de Dados à Ciência de Dados: IoT, Big Data, Inteligência Artificial e Ciência de Dados
Postagem realizada em: 24/05/2021 às 19:41:49 - Última atualização em: 24/05/2021 às 19:42:32
Autor: Marina Haussauer
Na palestra de hoje, tivemos um panorama de vários assuntos e estudos sobre a inserção do profissional da informação nessa era extremamente digital. Acredito que a intenção do pesquisador foi promover um espaço de compartilhamento de informações sobre um cenário um pouco confuso a nós, já que estamos lidando com uma acelerada e nunca antes vista, profusão de informações.
O professor iniciou sua fala com comparações entre o passado, presente e o futuro, trazendo à tona as trajetórias de bibliotecas clássicas, como a de Alexandria e reiterando sua fama de “detentoras e guardiãs do conhecimento” passando a falar das bibliotecas modernas - segundo Alan, ocorreram transformações significativas principalmente a partir da mudança do século XX para o XXI.
Por algumas vezes durante a fala, foi ressaltado que a falta de informação é ruim, mas o excesso dela não é diferente. Essa infinidade de publicações, dados e informações gera um sério problema para tratamento, escolha, otimização e proteção desses elementos. E o resultado dessa dificuldade, tem sido a desinformação que corre solta atualmente.
Um dos pontos altos da exposição,foi a apresentado de um vídeo de uma biblioteca dinamarquesa que tem se especializado em atender às necessidades informacionais e digitais dos frequentadores, utilizando tecnologia de ponta e colocando dentro do planejamento estratégico do local a atualização e automação dos serviço e acesso a internet.
O professor falou também, de maneira um pouco superficial sobre Internet das Coisas, Inteligência Artificial e Big Data.
Sobre a Internet das Coisas, trago aqui alguns exemplos dessa mescla entre o mundo físico e o digital.
Os smartwatch - integra algumas funções de um smartphone a um relógio de pulso;
As Smarthomes - conceito de moradia que usa a tecnologia para garantir mais conforto, segurança e praticidade aos moradores;
Carros inteligentes - dirigem com autonomia, sem a necessidade de um motorista utilizando de Câmeras, sensores e radares para garantir a segurança dos passageiros.
Nesse mundo totalmente digital, como profissionais da informação, enfrentamos e enfrentaremos desafios, mas teremos algumas oportunidades únicas, tais quais: desenvolver novas habilidades com dados, reconhecer, apreender a necessidade de constante pesquisas, demandas e colaborações, entre outras coisas.
Quanto aos desafios, precisamos acelerar uma educação formal de todos os profissionais, pensando em como não sobrecarregá-los com tantas novidades. É importante também estruturar as lideranças de maneira coesa e nos manter atualizados e dispostos a sempre aprender e estudar, principalmente de maneira interdisciplinar, as novidades que vão aparecer.