Aula 6 - "Bases de Dados à Ciência de Dados: IoT; Big Data, Inteligência Artificial e Ciência de Dados"


 

A Aula-Palestra de hoje foi baseada no tema “Bases de Dados à Ciência de Dados: IoT; Big Data, Inteligência Artificial e Ciência de Dados”, ministrada pelo Prof. Dr. Alan Angeluci.

A apresentação foi iniciada com um breve histórico sobre a área passando pela Biblioteca de Alexandria, o “Bug do Milênio”, o desenvolvimento da comunicação e computação a exemplo do grande alcance das redes sociais.

Um conceito que eu desconhecia veio do início da internet, eram os “walled gardens”, sistemas pagos que davam acesso a produtos, serviços, tecnologias, informações e mídias, escolhidos a partir da curadoria da empresa responsável. É curioso pensar como toda nova plataforma da internet começa assim, fechada ou por questões comerciais ou por meio de convites que cada novo usuário pode compartilhar (mais comum nas redes sociais). 

Mas mais importante é traçar um paralelo entre os antigos walled gardens e sua novas versões, como é o caso do Google, haja vista que que a maioria dos usuários depende dessa empresa para ter acesso a todos os seus dados, bem como a maioria das pesquisas por qualquer tipo de informação é feita em alguma plataforma do Google (e essa retenção total de consumo e produção de dados é feita de forma a criar co-dependência/vício nos usuários por meio da manipulação de algoritmos, gerando fácil receita para a empresa). Ou seja, sendo privado, qualquer ataque ou mesmo motivação empresarial (comercial ou de fechamento de setores, por exemplo) põe em risco muitas pessoas em muitos sentidos.

Em seguida foram explicados os conceitos de Big Data, Inteligência Artificial e IoT (Internet das Coisas). Para além das facilidades e novidades já conhecidas dessa áreas, onde por exemplo novas tecnologias substituirão tarefas fáceis e difíceis do nosso dia a dia (de saúde, lazer, comunicação, educação, etc), acabei refletindo em sobre um futuro cada vez menos longínquo, onde haverá substituição de boa parte da mão de obra assalariada por máquinas. Assim, novas formas de pensar o indivíduo e a sociedade serão necessárias, bem como seus sistemas político-econômicos já que com pouca oferta de emprego não existirão pobres suficientes para os super-ricos explorarem, portanto, uma interessante forma de iniciar o processo de  diminuição do terrível abismo das desigualdades sociais causadas pela abusiva lógica do capitalismo.

A apresentação segue com uma reflexão de como a biblioteconomia pode (e deve!) se inserir nesse meio tecnológico e como exemplo foi mostrada uma biblioteca modelo da Dinamarca que como dispositivo cultural diverso inclui diversas tecnologias em seu ambiente, possibilitando a um usuário protagonista total imersão graças a diversos serviços otimizados que foram e estão sendo criados de uma parceria entre programadores e bibliotecários.

A aula termina com  levantamento dos conceitos de Análise Preditiva e Dados Escuros (não-estruturados) e ressalta a importância da ressignificação da profissão bibliotecária ("Bibliotecário de Dados") bem como de seus espaços de atuação e o defasado título de “usuário” da biblioteca.


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