Comentários sobre a Aula-Palestra "Das bases de dados à Ciência de dados" e o papel do Bibliotecário de Dados


          A aula-palestra abordou assuntos intrincados à realidade profissional e acadêmica do bibliotecário. O palestrante Professor Dr. Alan Angeluci discorreu sobre conceitos tais como os paradigmas percorridos pelo tratamento da informação até os jardins murados, principalmente no contexto da plataformização das redes.


          O Big Data, que é um grande ou complexo conjunto de dados, conforma-se na valoração destes dados para a tomada de decisão, suscitando uma perspectiva mais técnica sobre o fluxo informacional. Já a IoT, confere dinamismo às interações, promovendo a interconexão das redes de objetos e a tramitação de dados. Ainda relacionado aos temas expostos, a Ciência de Dados faz a aplicação dos conhecimentos e recursos informacionais para a estruturação, mineração de dados.


          Por fim, o termo “bibliotecário de dados” proporcionou curiosidade; em pesquisas por repositórios específicos, algumas literacias exigidas chamaram a atenção, abarcando os tópicos da aula-palestra; os conhecimentos sobre as linguagens de programação; a gestão de projetos; o empacotamento, a reutilização e a codificação de dados; entre outros.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.