O que é Big Data e o impacto dessa tecnologia


O conceito de Big Data vem se tornando cada vez mais presente, inclusive no mercado de trabalho. 

Não se trata apenas da análise de dados, que já faz parte da rotina de negócios de várias áreas das empresas. O Big Data vai muito além disso, na verdade.

É uma estratégia que ajuda a otimizar processos e a entender padrões de comportamento de clientes e do mercado – tudo para tornar serviços e produtos mais lucrativos. Sua utilização se faz ainda mais importante na atual era digital. Afinal, o número de informações disponíveis nunca foi tão grande e, a cada dia fica mais inviável realizar essa tarefa manualmente.

O termo Big Data é utilizado para definir um grande conjunto de ferramentas de TI que permitem a captura, a análise e a catalogação de registros em tempo real.

As informações podem ser originadas de diferentes fontes internas e externas, como, análises de mercado, redes sociais, dispositivos eletrônicos, processos internos ou mesmo pesquisas em meios offline.

A vantagem dessas ferramentas está em centralizar, em um único local, a coleta e a análise desse grande conjunto de registros.

A partir disso, as técnicas de estatística e processamento ficam a cargo das máquinas, permitindo que analistas consigam identificar padrões rapidamente e prever tendências com maior precisão.

Como consequência, será possível criar rotinas mais eficazes e se preparar para as mudanças do mercado de forma antecipada ( análises preditivas).

O conceito do Big Data está baseado em cinco princípios e cada um deles tem influência direta no desempenho das soluções. São eles :

Volume ; Variedade ; Velocidade ; Veracidade ; Valor

A tecnologia permite pegar cada pequeno detalhe do negócio e, por meio da coleta, processamento e análise de dados, encontrar possibilidades de melhoria.

Nos próximos anos, o que devemos notar é uma ascensão cada vez mais acentuada da Internet das Coisas. Isto é, de objetos que utilizamos em nosso dia a dia conectados com a internet para gerar dados em tempo real, que, assim, aprimoram suas funções e facilitam nossas rotinas.

Somando isso ao cenário que já observamos – de aumento na personalização de ofertas e mensagens graças ao processamento de dados do usuário, – vamos notar as empresas cada vez mais concentradas na individualidade dos seus clientes, e não em grandes grupos de pessoas, agrupados por perfis.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.