Comentários sobre o seminário I “Base de Dados Referenciais, Bibliográficas e de Textos Completos"
Postagem realizada em: 31/05/2021 às 21:24:05 - Última atualização em: 03/07/2021 às 15:50:39
Autor: Willyam Horcel
Inicialmente, o grupo apresentou as definições conceituais de bancos e bases de dados e, as tipologias de bases de dados abordadas; referenciais, catalográficas, bibliográficas e de textos completos. Cumpre-se observar a riqueza da pesquisa, pois, a apresentação foi bastante abrangente.
Um apontamento exposto para a reflexão, baseou-se na diferença entre as bases de dados referenciais e bibliográficas em que o grupo fez uma ótima distinção conceitual sobre as tipologias. O exemplo utilizado da base de dado referencial, a zbMATH, cabe destacar sua indexação e critérios de classificação, assim como as informações acerca da revisão por pares e o direcionamento para a fonte primária. Já a base de dados bibliográfica do Sistema de Bibliotecas da UNIRIO, propiciou diversos recursos de busca, oferecendo ao usuário uma variedade tipológica de documentos, ainda a localização de proveniência e de publicação.
Por fim, a base de dados de textos completos, que se confugura como uma base de fontes como o Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT) e a Scientific Electronic Library Online (Scielo) - esta última, destacada biblioteca eletrônica de acesso livre, que dispõe de artigos periódicos, dicionários, notícias jornalísticas, etc.; exemplos de materiais bibliográficos presentes nesta tipologia. Ao final da apresentação, o grupo junto a classe debateu os principais tópicos do assunto.