Seminário 1 - Bases de Dados Referenciais Catalográficas e Bibliográficas e de Texto Completo
Postagem realizada em: 01/06/2021 às 10:17:36
Autor: Marina Haussauer
O primeiro seminário apresentado nesse semestre teve como tema "Bases de dados referenciais, catalográficas e de texto completo". O grupo dividiu de uma maneira bastante inteligente e organizada seus tópicos de discussão. Trazendo, respectivamente, os conceitos, o histórico, os tipos de bases de dados e suas categorias,quais critérios foram utilizados para avaliação delas, os sistemas de recuperação da informação, para no final trazer as bases de dados multidisciplinares para a exposição.
Das citações que acredito que foram fundamentais para o seminário temos as diferenças entre as bases bibliográficas, que são as que incluem "citações bibliográficas acompanhadas ou não dos resumos dos trabalhos publicados”; já as catalográficas “representam o acervo de uma biblioteca ou de uma rede de bibliotecas, sem indicação do conteúdo dos documentos”; e por fim os diretórios que trazem "Informações ou dados sobre pessoas, instituições e outros dados característicos de Guias e cadastros. (BIBLIOTECA DA ESCOLA DE COMUNICAÇÃO E ARTES DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO, 1999, [s./p.])
Acho interessante e também levarei para minha apresentação, os critérios de avaliação utilizados pelo grupo, que foram retirados de arquivos disponíveis pela disciplina e outros textos. Cito os que considerei fundamentais:
Cobertura
Atualidade
Linguagem de Indexação
Documentação e instrumentos auxiliares de busca
Possibilidades de acesso
Consistência das informações
Confiabilidade das informações
Credibilidade
Facilidade de uso
As bases eleitas pelas integrantes do grupo que considerei de maior relevância:
- BTTD (Biblioteca brasileira de teses e dissertações)
- Pina - especializada em Artes Visuais
- Doab (directory of open acess book)
- La referencia
- Latindex
- Brapci
- ProQuest
Obviamente selecionar essas bases não foi tarefa fácil para o grupo e sempre ocorre de deixar uma ou outra de fora. Foi o caso da Web of Science, site que fornece acesso baseado em assinatura a vários bancos de dados bastantes abrangentes.