Seminário 1 - Bases de Dados Referenciais, Catalográficas, Bibliográficas e de Textos Completos


O tema proposto para o seminário 1 foi Bases de Dados Referenciais, Catalográficas, Bibliográficas e de Textos Completos, a responsabilidade da apresentação ficou por conta dos discentes Alex Lourenço, Barbara Pina, Camila Girotto e Júlia Carvalho. O grupo iniciou a apresentação com definições do termo base de dados - conjunto de dados inter-relacionados, organizados para permitir a recuperação da informação – e também explicou o conceito a partir da organização realizada pela professora Sueli Mara Soares Pinto Ferreira e também pelo professor Murilo Bastos da Cunha.

As Bases de Dados Referênciais o grupo apresentou a ACM e a Zentralblatt MATH: ACM Computing Reviews: base de dados norte-americana, editor Association for Computing Machinery (ACM) produzida em colaboração com a Thinkcloud e a área de conhecimento é a Ciência da Computação. Zentralblatt MATH (zbMATH): base de dados alemã, editor European Mathematical Society (EMS), FIZ Karlsruhe, e a Heidelberg Academy of Sciences and Humanities, o acesso ao portal pode ser realizado via CAPES e área do conhecimento são a Matemática pura e aplicada.

Para Bases de Dados Bibliográficas o exemplo foi a BCIN: Bibliographic Database of the Conservation Information Network (BCIN): base de dados canadense, editor Conservation Information Network, a assinatura possui acesso aberto desde 2002 e área de conhecimento são a Humanas.

Já para Bases de Dados Catalográficas foi apresentado o Catálogo On-line da SMB e o Sistemas de Bibliotecas da UNIRIO: Catálogo On-line SMB é possível realizar uma pesquisa integrada nas bibliotecas da rede municipal de São Paulo. O sistema de Bibliotecas da UNIRIO, através do portal pode ser feito pesquisas no catálogo on-line o que possibilita a localização dos documentos disponíveis no acervo.

E por fim para as bases de dados de Textos Completos a Scielo:  Scielo (Scientific Electronic Library Online) foi o de textos completos apresentado pelo grupo, a base de dados é um modelo para a publicação eletrônica cooperativa de periódicos científicos na internet.

Os discentes fizeram uma apresentação concisa, demonstraram denominar o conhecimento sobre o tema apresentado, o seminário continha imagens das bases de dados, passo a passo do acesso e as informações estavam bem organizadas.


© 2017 - 2025 by NeoCyber.