Seminário I: "Bases de Dados Referenciais, Catalográficas, Bibliográficas e de Textos Completos”.


Os colegas Alex Lourenço, Barbara Pina, Camila Girotto e Júlia Carvalho iniciaram a o seminário diferenciando Base de Dados (conjunto de bases inter-relacionados que permite recuperar informação) de Banco de Dados (conjunto de dados), dando como exemplo o Banco de Dados Catalográfico Dedalus da USP: dentro dele há nove bases de dados, livros, periódicos, produção docentes e teses; e explanaram de uma forma didática as outras bases de dados:

- Bases de dados Referenciais, são informações secundárias que visam o acesso à fonte primária. Como exemplo foi mostrado ACM Computing Reviews, exemplificando com figuras como a pesquisa pode ser feita.

- Base de Dados Bibliográfica, serve para orientar os usuários naquilo que foi publicado e onde encontrar a informação, tipos de documentos desde monografia, patentes etc. Como exemplo foi dado a BCIN, the Bibliographic Database of the Conservation Information Network, que hoje tem acesso aberto. Seu acesso se dá através das OPAC’s.

- Bases Catalográficas, representam o acesso de uma biblioteca ou uma rede de biblioteca, sem indicação dos documentos. Como exemplo foi apresentado: https://www.prefeitura.sp.gov.br/cidade/secretarias/cultura/bibliotecas/

- Textos Completos, são bases de fontes que são formadas por textos completos e fontes primárias. Como exemplo, citaram a SCIELO. Ao rever o vídeo ficou mais claro o entendimento do seminário apresentado.

 

 


© 2017 - 2025 by NeoCyber.