Aula 7 (31/05) - "Bases de Dados Referenciais, Catalográficas, Bibliográficas e de Textos Completos"


A aula do dia 31/05 foi um seminário apresentado por Luana Azêdo e Camila Rocha com a temática “Bases de Dados Referenciais, Catalográficas, Bibliográficas e de Textos Completos”.

O trabalho foi iniciado com a definição do conceito de bases de dados a partir da Biblioteca da Eca bem como a atualização do conceito de 1989 feito por Cunha (antes da internet) até Barreto em 2010, além disso também houve a diferenciação entre o termo e “bancos de dados”, sendo o primeiro, um conjunto do segundo (para a biblioteconomia).

Em seguida foi apresentada a origem e histórico das bases de dados, desde o paradigma de pensamento científico religioso, passando pelas primeiras revistas acadêmicas, o advento da internet até a criação do computador pessoal.

Sobre a Classificação das Bases de Dados e suas categorias de informação, o grupo ressalta a diferença entre as subdivisões das bases referenciais (bibliográficas, catalográficas e diretórios) e as bases de fontes (dados numéricos, dados de texto completo, dados numéricos e textuais e dados gráficos).  

Já sobre os critérios de avaliação e qualidade das bases de dados foram ressaltados, conforme três autores, a importância da análise dos aspectos extrínsecos, intrínsecos, contexto, credibilidade e compartilhamento. Achei interessante o nível de detalhamento na preocupação da confirmação desses dados.

As bases multidisciplinares e de acesso aberto analisadas como exemplos pelo grupo foram a Biblioteca Digital de Teses e Dissertações (BDTD), a Biblioteca Nacional Digital (BND), a Biblioteca Walter Wey Pinacoteca, o Dedalus USP, Directory of Open Access Books (DOAB), Directory of Open Access Journals (DOAJ), Index Copernicus Internacional, La Referencia (Rede Federada de Repositórios Institucionais de Publicações Científicas), Latindex, OASISbr, o Portal do Livro Aberto, BRAPCI, The Online Books Page e a  EDUBASE . Já as de acesso fechado ou parcialmente fechado foram a Scopus, Emerald Insight, Information Science & Technology Abstracts (ISTA), Library, Information Science & Technology Abstracts with Full Text e a Library and Information Science Abstracts (LISA), sendo essa última uma grande perda para os alunos da USP, pois a universidade parou de assinar a base.

Foi sugerido pela professora que pesquisássemos mais sobre uma das maiores bases de dados acadêmicos do mundo, a  Web of Science, uma base fechada mantida pela Clarivate Analytics, que possui mais de 50.000 livros acadêmicos, 12.000 periódicos e 160.000 anais de conferências, todos passaram por curadoria e revisões de criteriosas de credibilidade e abrangem diversas áreas científicas. A base se destaca por possibilitar acesso a bibliometria de citações, o que ajuda muito o processo de pesquisa de certas áreas. O lado negativo dessa base está no fato comentado em aulas anteriores, a lógica capitalista envolta na posse do conhecimento pela editora dificulta o acesso a um conhecimento que na maioria das vezes foi produzida por profissionais e instituições públicas e o retorno público para que essas foram criadas acaba sendo interrompido por conta dos altos valores cobrados pela Clarivate tanto na indexação de documentos quanto para liberação de todas essas informações e pesquisas.


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