Web of Science: Medline e Scielo
Postagem realizada em: 14/06/2021 às 17:02:18
Autor: Ana Julia Corrêa Batista dos Santos
Criado pelo Dr. Eugene Garfield, quem criou o índice de citação para a literatura de pesquisa, o Web of Science fornece em suas bibliotecas com publicações e dados para pesquisa. Segundo o site clarivate.com, a plataforma tem quase 1,7 bilhões de referências citadas em mais de 155 milhões de registros e cobre mais de 34 mil periódicos. Os bancos de dados de dados incuídos são: Medline, BIOSIS, Citation Index. Zoological Record, Derwent Innovations Index, Data Citation Index, Russian Science Citation Index, o KCI Korean Journal Database e a SciELO Citation Index. Nesse sentido é possível perceber a abrangência mundial da Web of Science, neste texto falarei das bases: MEDLINE e Scielo.
MEDLINE é o principal banco de dados bibliográficos da Biblioteca Nacional de Medicina dos Estados Unidos e cobre tópicos de biomedicina e ciências biológicas vitais para biomédicos, educadores e pesquisadores. A Web of Science permite o acesso a MEDLINE através de dados de citação simultaneamente com outros núcleos da coleção, como FSTA, CAB Abstracts e produtos BIOSIS (CLARIVATE, 2021).
Já a Scielo, também ajuda os pesquisadores a fazerem pesquisas mais amplas e é alimentado por pesquisas em periódicos regionais da América Latina, Espanha, Portugal, Caribe e África do Sul. Além disso, é um programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo, com acesso aberto na internet. Ademais, é também apoiada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, em parceria com o Centro Latino-Americano e Caribenho de Informação em Ciências da Saúde (CLARIVATE, 2021).
MEDLINE. Clarivate, 2021. Disponível em: <https://clarivate.com/webofsciencegroup/solutions/webofscience-medline/>. Acesso em: 14 de Junho de 2021.
SCIELO. Clarivate, 2021. Disponível em: https://clarivate.com/webofsciencegroup/solutions/webofscience-scielo/