Relatório da visita realizada a Biblioteca Florestan Fernandes (FFLCH)

Tema do Guia: Romantismo Brasileiro

 

1.Breve histórico

 A Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras foi fundada  em 1934. A primeira Biblioteca da Faculdade, denominada "Biblioteca Central" surgiu na mesma época, contendo  matérias de diversas áreas.

Em meados da década de 60, parte do acervo da Biblioteca Central foi distribuída para os institutos, subdivisões originadas da 1º  Reforma Universitária. Outra parte do acervo, somada ao restante do material das áreas da faculdade, permaneceu na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, originando as Bibliotecas Departamentais de Letras, Geografia, História e Filosofia/Ciências Sociais.

Mas é em 1987, com a criação o Serviço de Biblioteca e Documentação (SBD), que as bibliotecas foram reagrupadas, sendo só em  2005 sua total  centralização  em um único prédio onde até hoje atende os diversos cursos integrantes da FFLCH, além de Universidade em geral, por possuir um dos acervos mais ricos da entidade.

Nos últimos anos, houve a relevante otimização dos serviços, facilitada tanto pela automação tecnológica, como pela qualificação dos recursos humanos, o que melhorou desde o atendimento ao usuário ao ambiente interno de trabalho. Um exemplo dessa otimização é o sistema de devolução e entrega de materiais totalmente automatizados, o que além de abandonar as frágeis fichas de papel, facilitam  a recuperação e o controle do documento.

 

2.Características

 

O acervo é constituído de 282.653 livros e monografias, 11081 dissertações e teses, 151131 periódicos e títulos, 11210 multimeios.

O público alvo são os alunos da graduação e pós-graduação dos cursos da FFLCH, bem como seus docentes , além de ser aberta ao publico em geral.

È constituída por fontes primárias, secundárias e terciárias. As fontes primárias estão no piso térreo, juntamente com os recursos áudio-visuais, área de pesquisa na base de dados, teses e dissertações e obras de referência (dicionários, enciclopédias, manuais). As obras raras estão  no primeiro andar ,  bem como o grande volume de obras em diversas fontes . E no segundo andar temos a área destinada aos artigos de periódicos.

O prédio da biblioteca é espaçoso, com ambiente  bem iluminado, computadores para pesquisa local e externa, além de um  espaço livre para os alunos acessarem e-mails e fazerem  trabalhos.

 

3.A Visita

Nosso objetivo com a visita foi fazer uma primeira sondagem bibliográfica a respeito do tema escolhido: romantismo no Brasil. Depois de apurarmos previamente a bibliografia da Eca sobre a temática, partimos certamente para a melhor fonte bibliográfica da área.

Nossa estratégia de busca inicialmente foi encontrar fontes secundárias: dicionários, enciclopédias e manuais da área.

Como encontramos uma diversidade muito grande sobre literatura, e já tínhamos elegido um foco para o trabalho selecionamos as obras que se restringissem ao romantismo brasileiro.

Em seguida, tomando como bases as referências bibliográficas das fontes anteriores, buscamos a sobras supostas obras de referência na área, identificadas pelos seus renomados autores de, bem como seu conteúdo ou explícita referência tida como base para as fontes secundárias pesquisadas.

 

4.Lista das obras pesquisadas (1º etapa de pesquisa)

 

CAMILO, Vagner. O romantismo no Brasil. São Paulo : CENP/SEE-SP, 2003. v. 3

CANDIDO, Antonio. Formação da Literatura brasileira: momentos decisivo. 5º ed. Belo Horizonte, Ed. Itatiaia: São Paulo, Ed. Da Universidade de São Paulo, 1975. vol.2

_________________. O romantismo no Brasil. São Paulo : Humanitas, 2004

 

CASTELLO, José Aderaldo. Os pródomos do romantismo. São Paulo: Global, 2002.

______________________. Textos que interessam a historia do romantismo. São Paulo : Conselho Estadual de Cultura, 196-.

COELHO, Jacinto do Prado. Dicionário das literaturas portuguesa, brasileira e galega . Porto; Brasil : Livraria Figueirinhas: Biblioteca Luso-Brasileira [distributor], [1960].

LUFT, Celso Pedro. Dicionário de literatura portuguesa e brasileira. Porto Alegre: Globo, 1966.

MOISES, Massaud. Dicionário de termos literários. Editora Cultrix: São Paulo,1974.

POUND, Ezra. Abc da literatura. 2º ed.Tradução de Augusto de Campos e José Paulo Paes. Cultrix: São Paulo, 1973.

______________________ .Textos que interessam a história do romantismo. São Paulo: Conselho Estadual de Cultura, 2000.

TEYSSIER, Paul. Dicionário de literatura brasileira.São Paulo : Martins Fontes, 2003


© 2017 - 2025 by NeoCyber.