Seminário 4 – Bases de Dados de Grandes Grupos Editoriais
Postagem realizada em: 25/06/2021 às 17:40:17
Autor: Gabriela Mayumi Miyake Ferreira
Seminário 4 – Noturno
Tema: Bases de Dados de Grandes Grupos Editoriais
Discentes: Bruna Dias da Silva, Gabriel Lima Ferreira, Rodolfo Carvalho da Silva, Stefany Cardoso de Almeida
Inicialmente, o grupo abordou o conceito de editor e o panorama histórico dos periódicos científicos. Ainda na introdução, foi discutido o artigo “O oligopólio das publicações acadêmicas na era digital”, publicado em 2015. Esse artigo é um estudo que aponta o controle das publicações de artigos acadêmicos pelas seis maiores editoras de pesquisa do mundo. Dessa forma, nota-se a importância das questões levantadas no artigo, tendo em vista que o seminário tem como tema as bases de dados de grandes grupos editoriais. E para aprofundar mais esse debate, o grupo também destacou os movimentos “Primavera Acadêmica” e “The cost of knowledge”, que são contrários as práticas comercias abusivas das grandes editoras.
Em seguida, o grupo passou a explorar as bases de dados de grandes grupos editoriais. As bases analisadas foram: Elsevier, Springer, ACS, Taylor&Francis, SAGE, Wiley-Blackwell, McGraw-Hill, Pearson e Thomson Reuter. Sobre as bases, os discentes identificaram algumas informações, como o histórico, ferramentas e soluções, assuntos temáticos, formas de busca e resultados encontrados.
Aqui no post ressalto algumas informações de três dos grupos editoriais abordados no seminário:
- SAGE
A SAGE Publishing, anteriormente nomeada como SAGE Publications, é uma editora americana independente fundada em 1965, em Nova York, por Sara Miller McCune.
A editora publica mais de 1.000 periódicos, e mais de 800 livros por ano, o que inclui obras de referência e produtos eletrônicos que abrangem as áreas de negócios, humanidades, ciências sociais, ciência, tecnologia e medicina. A SAGE também possui e publica sob as marcas da Corwin Press (desde 1990), CQ Press (desde 2008), Learning Matters (desde 2011) e Adam Matthew Digital (desde 2012).
Sendo aluno da USP é possível o acesso ao SAGE Journals, que é uma plataforma de descoberta de conteúdos de várias áreas e temas de conhecimento mantida pela SAGE Publishing. Essa plataforma abrange uma coleção de periódicos nas áreas de Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas, Educação, Engenharia, Saúde, etc.
-Wiley-Blackwell
É a empresa internacional de publicações científicas, técnicas, médicas e acadêmicas da John Wiley & Sons. A Wiley-Blackwell é uma editora que publica em diversas áreas acadêmicas e profissionais, como biologia, medicina, ciências físicas, tecnologia, ciências sociais e ciências humanas.
Com relação às publicações, a empresa publica cerca de 1.500 periódicos revisados por pares e mais de 1.500 novos livros anualmente, impressos e on-line, bem como bancos de dados, principais trabalhos de referência e protocolos de laboratório.
A Wiley Online Library é uma coleção de revistas em textos completos cobrindo as áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Ciências Humanas e Linguística, Letras e Artes.
- Pearson
A Pearson foi fundada em 1844 por Samuel Pearson, em Yorkshire, no norte da Inglaterra. A empresa quando começou atuava no segmento da construção, já atualmente está voltada para as áreas de aprendizagem e educação.
A Biblioteca Virtual Pearson reúne mais de 8.000 livros-texto em português que atendem a todas as áreas do conhecimento (multidisciplinar). É composta pelos selos editoriais da Pearson Education (editoras Prentice Hall, Makron Books e Addison Wesley) e pelas editoras parceiras: Contexto, IBPEX/Intersaberes, Cia das Letras, Casa do Psicólogo, Rideel, Aleph, Papirus, EDUCS, Jaypee Brothers, Callis, Lexikon, Summus, Interciência, Autêntica, Vozes, Freitas Bastos, Oficina de Textos, Difusão, EdiPUCRS, Brasport, Labrador, Yendis, Blucher e Atheneu.